Conheça os 10 alimentos para aliviar a prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que afeta a qualidade de vida de qualquer um. Conheça os 10 alimentos que deve acrescentar à sua alimentação diária para prevenir ou curar o intestino preso.

Conheça os 10 alimentos para aliviar a prisão de ventre

Conheça os 10 alimentos para aliviar a prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que afeta a qualidade de vida de qualquer um. Conheça os 10 alimentos que deve acrescentar à sua alimentação diária para prevenir ou curar o intestino preso.

Prisão de ventre, intestino preso ou obstipação são as diferentes formas de nomear a dificuldade persistente em evacuar. Este problema afeta significativamente a qualidade de vida de qualquer pessoa. De modo geral, a melhor forma de prevenir e tratar a prisão de ventre passa pela combinação de rotinas de exercício físico com dieta rica em fibra. No entanto, é necessário não esquecer a ingestão abundante de líquidos.

LEIA DEPOIS
Este ingrediente melhora a memória

Conheça os dez melhores alimentos para a prisão de ventre

1 – Café

Pode parecer estranho mencionarmos a importância dos alimentos com fibra e começarmos com uma bebida que não a tem. Contudo, várias pesquisas mostram que este produto contém vários estimulantes para o movimento do intestino, essencial para a evacuação.

2 – Bróculos

Os brócolos são vegetais que deveriam fazer parte de qualquer rotina alimentar. Para além de uma excelente fonte de vitaminas, apresentam também muita proteína e fibras.

3 – Espinafres

Outro vegetal repleto de fibra é o espinafre. Este tem também magnésio, um mineral que se pode encontrar nos laxantes. De acordo com os especialistas são essenciais para o movimento das fezes.

4 – Feijão

O feijão é um bom estimulante para o sistema digestivo. De facto, a combinação de fibras solúveis e insolúveis é muito importante. Por um lado amacia as fezes (solúveis) e por outro facilita a passagem pelo trato digestivo (insolúveis).

5 – Aveia ou grãos integrais

De forma idêntica ao feijão, a aveia tem os dois tipos de fibras. Segundo os especialistas é recomendada a ingestão de três porções de grãos integrais na sua alimentação diária.

LEIA TAMBÉM
Sete alimentos que o ajudam a queimar gordura abdominal

6 – Sementes de chia ou de linhaça

As sementes são uma boa forma de adicionar fibra à alimentação sem grande esforço. Pode, por exemplo, acrescentar ao pequeno almoço uma colher de sementes com o iogurte natural.

7 – Frutos Secos

Os frutos secos são produtos alimentares que fazem bem a muitas variantes da nossa saúde. Por exemplo, o pistácio é uma boa ajuda para a redução da gordura abdominal. É recomendado que consuma um punhado de frutos secos por dia. Pode ser adicionado a iogurtes ou saladas.

8 – Maçã

A maçã é uma fruta que tem de comer com casca. De acordo com os alguns estudos, as fibras insolúveis presentes no exterior atuam como laxante natural.

9 – Ameixas

Este fruto é uma fonte natural de sorbitol. Esta substância ajuda a estimular a digestão. As ameixas são também uma boa fonte de fibra. Caso não goste deste fruto pode sempre trocar por figos ou damascos, alimentos com características idênticas às ameixas.

10 – Frutos Vermelhos

Frutos vermelhos não podem faltar no seu plano alimentar. A abundância de antioxidantes e nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo. Pode adicionar amoras ou framboesas a qualquer refeição do dia.

LEIA MAIS
Saiba como vai estar o tempo amanhã
O que é pior, fumar ou não fazer exercício?

Impala Instagram


RELACIONADOS