As 10 praias portuguesas mais populares no Instagram

Acabou de mergulhar ou de caminhar pelo areal, pega na família e decide publicar uma fotografia, acompanhada do incontornável hashtag, que identifica o local onde se encontra. Se faz parte deste grupo, saiba que está a inspirar e a influenciar quem pensa ir de férias e a contribuir para uma votação inédita sobre as praias portuguesas mais populares do Instagram.

As 10 praias portuguesas mais populares no Instagram

As 10 praias portuguesas mais populares no Instagram

Acabou de mergulhar ou de caminhar pelo areal, pega na família e decide publicar uma fotografia, acompanhada do incontornável hashtag, que identifica o local onde se encontra. Se faz parte deste grupo, saiba que está a inspirar e a influenciar quem pensa ir de férias e a contribuir para uma votação inédita sobre as praias portuguesas mais populares do Instagram.

Nada acontece verdadeiramente enquanto não for partilhado nas redes sociais. Cada vez mais ouvimos esta frase quase como que um mantra de vida, com o que de bom e de menos bom isto possa significar. A verdade é que, numa altura em que Facebook, Instagram ou Tik-Tok, entre outras redes sociais, dominam as nossas vidas, levante a mão quem nunca partilhou uma fotografia com o incontornável hashtag como forma de identificar o lugar de sonho onde se encontra, a praia perfeita, o biquíni da moda ou o sumo refrescante. Todos nós, utilizadores do Instagram, partilhamos imagens que revelam onde estamos. E com isso, surgiu a votação sobre as praias portuguesas mais populares do momento.

É com estes tags que depois é possível ter noção de quais os espaços ou os destinos mais populares, contabilizando o número de vezes que determinado local é identificado. Além desta conclusão, quando mostramos o local onde nos encontramos (até porque ninguém conhece o País em pleno), acabamos por inspirar e influenciar quem está a organizar as respetivas férias ou escapadinhas e ainda não tem destino escolhido.

Ranking das praias portuguesas mais populares no Instagram

A Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, elaborou um ranking com as praias mais “instagramadas”, até à data, em Portugal. A plataforma explica que a classificação foi feita pela Holidu, realizando uma contagem de menções das praias com mais de três mil hashtags no Instagram e que algumas foram excluídas devido à semelhança de nomes com praias no Brasil.

Desta metodologia resultou, então, uma classificação das dez praias com mais hashtags no Instagram de Portugal. O motor de pesquisa deixa ainda dicas acerca da melhor altura/forma para usufruir do local. Voltemos à lista. Desta fazem parte algumas praias que nos podem parecer óbvias, porém não deixa de haver surpresas.

Fique a saber qual é a que ocupa o primeiro lugar no pódio, com uma diferença de cerca de 50 mil “votos” em relação à detentora da medalha de prata, e quais são as três praias localizadas bem perto de Lisboa que também integram esta tabela. Preparado para os mergulhos? Mas não se esqueça do telemóvel.

Texto: Neuza Gomes;
Fotos: Instagram
10. Paria de Carcavelos – Carcavelos (12.397 hashtags)

No último lugar deste ranking, mas não menos importante, encontra-se uma das praias mais emblemáticas de Cascais, que desde sempre atraiu muitas pessoas. Com ótimos acessos de comboio e parques de estacionamento mesmo em frente, apresenta um mar pequeno e calmo, perfeito para praticar surf, ótimo para aprender, maravilhoso para as crianças. DICA: Alugue um toldo no meio da praia, pois terá uma ótima vista e muita privacidade.

09. Praia do Barril – Tavira (13.047 hashtags)

Situada na Ilha de Tavira, a oeste da cidade, esta enorme extensão de areia branca é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve. É um pouco mais selvagem do que algumas das praias ao longo desta costa e a falta de falésias e de dunas altas significa que sentirá o vento, se for num dia em que este sopre… DICA: O Cemitério das Âncoras pode ser encontrado entre as dunas da praia do Barril. Consiste em centenas de âncoras enferrujadas dispostas em filas, numa espécie de memorial à indústria da pesca do atum que costumava prosperar ao longo desta costa.

08. Praia do Amado – Carrapateira (15.217 hashtags)

É uma das praias mais emblemáticas entre os estrangeiros, especialmente alemães e ingleses, que gostam de praticar surf, considerada um dos melhores locais para a modalidade em Portugal e frequentada por surfistas de toda a Europa. Se quer aprender surf, chegou ao sítio certo, pois existem várias escolas que vão ensiná-lo a manter-se em cima da prancha; se quer apenas apreciar a paisagem ou mergulhar e apanhar sol, também não hesite… vá em frente! DICA: Nesta praia são permitidos cães. Por isso, não se esqueça do seu amigo de quatro patas.

07. Praia Verde – Castro Marim (17.458 hashtags)

Tranquila, rodeada por uma floresta de pinheiros, é o local perfeito para relaxar e aproveitar as suas férias. O nome da praia provém das árvores verdes que a rodeiam, diferenciando-se das restantes por não ter falésias nem pedras. DICA: É perfeita para nadar, uma vez que a água é mais quente ali do que em muitas outras partes do Algarve, pois está mais perto do Mar Mediterrâneo.

06. Praia do Guincho – Cascais (22.145 hashtags)

É muito difícil apanhar dias no Guincho sem vento, mas quando isso acontece não vai querer sair de lá. Com a Serra de Sintra a servir de fundo, esta praia permite-lhe o contacto com a Natureza de uma forma muito especial. Desde o surf, bodyboard, kite e windsurf até às caminhadas entre as dunas, a praia do Guincho marca de uma forma profunda mesmo quem está só de passagem. DICA: O melhor mês para visitar a praia do Guincho é em setembro, quando o vento sopra, quase sempre, do quadrante sul. Por isso mesmo, é um vento quente e, por vezes, até aquece a água do mar.

05. Praia da Falésia – Albufeira (22.914 hashtags)

Classificada, pelos utilizadores do Tripadvisor, como a 13.ª melhor praia do Mundo, se não surgisse neste top 10 seria, no mínimo, estranho. Conta com mais de seis quilómetros de extensão de areia fina e mar transparente, que vão convencê-lo a voltar. Durante os meses de verão fica mais cheia, mas há sempre um cantinho para se encostar. DICA: Vá até à falésia e tire fotografias com a tonalidade cor de laranja das rochas em contraste com o mar azul. Vai rebentar a sua escala de gostos no Instagram.

04. Praia da Ursa – Sintra (23.407 hashtags)

É a praia mais ocidental da Europa, localizada ao lado do Cabo da Roca. Para aproveitar esta espetacular praia deserta tem de seguir um caminho que desce pelo penhasco, mas, depois da descida, vai chegar à conclusão que valeu bem a pena ao encontrar uma praia deserta entre penhascos e pedras. DICA: A Holidu deixa-lhe dois conselhos sobre esta praia: primeiro, estenda a sua toalha longe dos penhascos, uma vez que as pedras podem cair; segundo, não se esqueça de um agasalho e fique a apreciar o pôr-do-sol. Uma experiência inolvidável.

03. Praia da Luz – Luz (35.256 hashtags)

Apesar das construções à sua volta, esta praia mantém-se com o mesmo encanto de sempre. Está dividida em duas partes, uma de areia fina e branca e uma outra com rochas, o que é muito comum na região algarvia. Todos os anos, especialmente no verão, é muito frequentada por ingleses, franceses, alemães e espanhóis. DICA: Visite esta praia não só na primavera e no verão, mas também no outono e fique a conhecer melhor a região.

02. Praia da Marinha – Lagoa (46.263 hashtags)

É considerada uma das mais bonitas de Portugal e da Europa, segundo a European Best Destinations/EDEN European Destinations of Excellence, logo não podia faltar neste pódio. Em 1998, foi distinguida ainda com o gigante prémio Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente, devido aos seus valores naturais únicos. DICA: Leve óculos de mergulho, pois a água é tão transparente que consegue vislumbrar o extraordinário fundo do mar.

01. Praia da Rocha – Portimão (97.587 hashtags)

Fica no concelho de Portimão e conta com mais de um quilómetro e meio de extensão. Ali pode também encontrar a Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVII para proteger de eventuais ataques, através do rio Arade. A praia deve o seu nome às rochas que se encontram entre o areal e o mar e é uma das mais conhecidas de Portugal, senão mesmo a mais conhecida. Nos últimos anos, tem sido palco do Mundialito de Futebol de Praia. DICA: Se quiser desfrutar desta praia de forma tranquila, escolha o mês de setembro, quando o tempo continua quente, mas há menos pessoas. Nos meses de julho e agosto é raro a praia não estar cheia de estrangeiros.

Impala Instagram


RELACIONADOS