Panelas antiaderentes escondem vários perigos para a saúde

As panelas antiaderentes são bastante úteis mas a verdade é que com o uso e lavagens há graves perigos à espreita.

Panelas antiaderentes escondem vários perigos para a saúde

Panelas antiaderentes escondem vários perigos para a saúde

As panelas antiaderentes são bastante úteis mas a verdade é que com o uso e lavagens há graves perigos à espreita.

Um estudo publicado na Science of The Total Environment deixa um alerta sobre os perigos que as nossas panelas podem esconder para a nossa saúde. A investigação concluiu que uma pequena fenda numa panela revestida com Teflon pode libertar até 9100 partículas de microplásticos que se podem infiltrar na nossa comida, dá conta o Science Alert. O Teflon é um composto químico sintético usado nas panelas antiaderentes. O objetivo é, tal como o próprio nome indica, que a comida não fique agarrada e seja mais fácil de limpar. A verdade é que com o uso e as lavagens, começam a perder este revestimento.

O estudo usou a técnica de imagem Raman para contar a presença de microplásticos e nanoplásticos, que são infinitamente mais pequenos. Os cientistas também usaram algoritmos para calcular quanto deste revestimento pode acabar por entrar na nossa comida. O processo consistiu em os investigadores esfregarem objetos feitos de outros materiais, como aço inoxidável, plástico, madeira, contra a panela. As conclusões são impressionantes e assustadoras. Em apenas 30 segundos, o Teflon pode libertar cerca de 2,3 milhões de partículas de plástico para a comida.

Solução passa por trocar de panelas com regularidade

O Teflon pertence à família dos químicos que não se decompõem naturalmente e continuam a circular no ambiente. Estão associados a várias doenças, como cancro, doenças do fígado e doenças da tiróide. Uma solução para este problema passa por trocar de panelas regularmente ou criar revestimentos de Teflon mais resistentes ao desgaste causado pelo uso e pelas lavagens sucessivas. Os cientistas recomendam que sejam feitas mais investigações para ser possível entender a verdadeira dimensão do risco criado pelo uso de Teflon.

Foto: Shutterstock

Quanto tempo é que a carne crua aguenta no frigorífico?
Depende do tipo de carne e do tamanho. Uma especialista em segurança alimentar revela quanto tempo é que pode manter a carne crua no frigorífico. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS