Os ténis mais icónicos já fazem 100 anos

Com um perfil inconfundível, as Converse completam 100 anos cheios de histórias. E neste verão o modelo parece estar mais na moda do que nunca.

Os ténis mais icónicos já fazem 100 anos

Com um perfil inconfundível, as Converse completam 100 anos cheios de histórias. E neste verão o modelo parece estar mais na moda do que nunca.

As míticas All Star nasceram em 1917 com o objectivo de se adaptarem às necessidades dos pintores, transportadores e trabalhadores de fábricas do século XX. Assim, o modelo era de lona com a sola em borracha. Mais tarde, associaram-se ao desporto, particularmente ao basquete, convertendo-se rapidamente num ícone da NBA.

Chuck Taylor, jogador de basquete, começou a trabalhar com a marca introduzindo-lhe alterações que melhoraram a sua flexibilidade e funcionalidade, tornando-se o responsável pelo desenho tipo bota. Não demorou muito até que Taylor se tornasse embaixador da marca. Na década de 70, pensou-se que as Converse estivessem condenadas ao esquecimento devido à chegada das novas tecnologias ao mundo do desporto. Não podia haver pensamento mais errado.

As All Star viraram-se para a rua e para a cultura urbana e, nos anos 70, 80 e 90 tornaram-se um símbolo da rebeldia como modo de vida. Assim sendo, muitos foram os artistas, músicos e skaters que as usavam diariamente. Nos anos 70, os Ramones juntaram o modelo às skinny jeans e não as dispensavam dentro ou fora de palco. Jean-Michel Basquiat nos anos 80 e Kurt Cobain, Leonardo DiCaprio e Wynona Ryder na década de 90, foram adaptando a imagem de rebeldia e liberdade que hoje em dia o marca representa. 

Hoje, passados cem anos do seu primeiro desenho, o modelo mantém-se na linha da inovação. Maisie Williams, Millie Bobby Brown e Winnie Harlow mantêm as All Star no perfil que lhes corresponde – rebelde, inconformismo e criatividade.

Além dos materiais e cores de sempre, como as míticas Converse brancas, existem novos modelos como o verde militar ou o bege. Também os estampados voltaram em força, geométricos ou com textura de pele de serpente.

Seja qual for a sua preferência  – clássicos, atrevidos, altos ou baixos – os All Star são uma peça indispensável no seu guarda-roupa de verão.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS