Oito dicas para envelhecer lentamente

Os segredos da juventude. Aponte estas dicas que ajudam a envelhecer mais lentamente e a ficar jovem por mais tempo.

Oito dicas para envelhecer lentamente

Oito dicas para envelhecer lentamente

Os segredos da juventude. Aponte estas dicas que ajudam a envelhecer mais lentamente e a ficar jovem por mais tempo.

Todas as mulheres sonham em envelhecer lentamente e a ficar jovem durante mais tempo. Mas, chegam àquela idade em que começam a ter rugas e manchas na pele. É nessa altura  que surge a vontade de ter uns aninhos a menos. Uma vez que isso não é possível, conheça as dicas, da Hola, que ajudam a manter uma aparência mais jovem.

Para ler depois
Cuidados diários a ter com o Pé Diabético para evitar o risco de amputação
Pé Diabético é principal causa de amputação da extremidade inferior, sendo também a principal causa de internamento do portador de diabetes (… continue a ler aqui)

Proteja a pele dos raios solares
Um dos principais fatores do aparecimento de rugas e manchas na pele é o sol. A exposição solar, além de poder ser prejudicial para a saúde, também envelhece a pele. Por essa razão é fulcral protegê-la ao máximo, mesmo durante o inverno. Colocar creme protetor solar evita as rugas e deve ser utilizado diariamente. Além do protetor, usar chapéus e óculos de sol também é muito importante para manter a pele protegida e jovem.

Hidratar a pele
A pele seca também envelhece mias facilmente do que uma pele de tez oleosa. No entanto, nem toda a gente tem oleosidade natural e, por isso, é importante hidratar a pele com cremes próprios e recomendados para os diferentes tipos de pele e de tez. Com a idade a perde ceramida e torna-se fina e frágil, dificultando a retenção da hidratação. Por isso é importante hidratar a pele de manhã e à noite e beber muita água.

O Sono
Para manter a pele jovem é importante respeitar as horas de sono precisas para restabelecer todas as energias, isto é, no mínimo oito horas por dia. O stress envelhece a pele, bem como o cansaço. É importante relaxar, praticar atividades físicas e psíquicas que nos tranquilizem e, sempre que possível, dormir o tempo recomendado. Controlar o stress é, segundo especialistas dos centros clínicos Carmen Navarro, em Espanha, «o anti-envelhecimento que toda a pele precisa».

Limpar a pele de forma correta
A limpeza da pele é indispensável para a manter lisa e longe de impurezas. Eliminar as peles mortas é o primeiro passo para evitar que a pele envelheça precocemente. Lavar o rosto, passar leite hidratante e usar um tónico são três passos fundamentais para manter a pele limpa. Uma limpeza diária completa é a base de uma pele saudável, bonita e jovem por mais tempo. Mesmo que não use maquilhagem, limpe a pele e hidrate-a duas vezes por dia.

Cuidados com a alimentação
As frutas e os legumes são ricos em água, minerais e antioxidantes que ajudam a acelerar o metabolismo, a combater a má circulação sanguínea, a evitar a retenção de líquidos e a hidratar o corpo. Estes alimentos ajudam a combater as toxinas que nos envelhecem. É preferível comê-los crus, pois contém mais nutrientes.

Cortar no álcool 
O consumo regular de álcool contribui para a desidratação e flacidez da pele, uma vez que é responsável por enfraquecer as fibras de colagénio e elastina que mantém a pele elástica e macia. Se a absorção de vitaminas que o nosso corpo necessita for afetada pelo consumo de álcool, ele acabará por ficar seco, desidratado e enrugado. O álcool tira brilho e firmeza à pele, além de poder originar olheiras, borbulhas e ataques de acne, uma vez que os poros dilatam e absorvem mais sujidade. Além disso, o álcool é o maior inimigo da vitamina A.

Não fumar
Segundo especialistas da Carmen Navarro, «fumar, além de prejudicar claramente a saúde, também envelhece. Estudos confirmam que o tabaco afeta a circulação sanguínea da pele. Se os nutrientes não chegam bem e não são corretamente oxigenados, isso provoca o envelhecimento prematuro». Os componentes do cigarro são prejudiciais para a saúde e diminuem a absorção de vitaminas e nutrientes necessários para manter a pele elástica e brilhante. Além disso, contribui para o aparecimento de manchas, bem como para o cansaço, devido à diminuição da resistência física. O cansaço é inimigo de uma pele jovem.

Evitar o ar condicionado
Está provado que uma pele sujeita a ares condicionados envelhece mais rapidamente. O ar condicionado acumula muitas bactérias nos filtros que contribuem para problemas como dermatites, rosáceas e couperose [aparecimento de derrames no rosto]. Além disso, a circulação artificial de ar seca e envelhece a pele. Para evitar que isso aconteça, opte por ventoinhas ou nunca exceda ou baixe muito os 20/24 graus.

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS