Alerta: 8 coisas que nunca deve aquecer no microondas

Alerta: 8 coisas que nunca deve aquecer no microondas

O microondas é um eletrodoméstico bastante útil. Ainda assim são muitos os alimentos e materiais que não devem ser aquecidos por diversas razões.

Com o crescimento do número de pessoas a usar o microondas, muitos têm sido os estudos que defendem que é perigoso a sua utilização. No entanto, um estudo publicado pela Sociedade Americana do Cancro veio desmentir alguns rumores. Há, porém, algumas coisas que nunca deve aquecer.

Porém, há certas coisas que nunca deve aquecer neste eletrodoméstico.

Se costuma aquecer água, se calhar é melhor começar a evitá-lo. A água quando é aquecida no microondas não forma as bolhas que a ajudam a arrefecer. Em vez disso, sobreaquece e, se estiver dentro de um copo ou recipiente de vidro vai, provavelmente, parti-lo.

A carne congelada também não deve ser aquecida no microondas. Normalmente, as bordas do bife ficam cozinhadas demais enquanto a parte do meio continua gelada. A distribuição desigual do calor aumenta o crescimento de bactérias.

A maioria das pessoas já sabe que não se deve colocar papel de alumínio no microondas. Mesmo a mais fina e pequena quantidade de alumínio dentro deste eletrodoméstico pode provocar um incêndio.

Qualquer tipo de fruta é interdita. As uvas explodem e as passas queimam, por exemplo.

LEIA MAIS: Estes são os 4 alimentos que anda a comer de forma errada

Se sobrou comida da noite anterior e decidiu guardar numa embalagem de poliestireno, certifique-se de que a tira de lá antes de a aquecer. Além de derreter, este plástico frágil emite gases perigosos.

Se experimentar colocar piri-piri no microondas, lembre-se de tapar os olhos e a garganta. Vão arder assim que abrir o microondas.

Os sacos de papel são não sanitário e podem provocar um incêndio ou libertar vapores tóxicos.

Por fim, ovos. Os ovos não podem ser cozidos no microondas. Como o microondas gera calor muito rapidamente, acaba por se formar vapor dentro do ovo. Esse vapor acaba por acumular-se e, sem ter como sair para o exterior, vai fazer com que o ovo se parta e lhe suje o eletrodoméstico.

O microondas é prejudicial à saúde: Mito ou Realidade?

Nos últimos tempos tem sido partilhada a ideia de que o microondas representa um perigo para a saúde humana. Acredita-se que as ondas de radiação que emitem possam ser prejudiciais para a saúde. Estas servem para agitar as moléculas da comida e aquecê-la.

No entanto um estudo publicado pela Sociedade Americana do Cancro veio desmentir alguns rumores. Os cientistas afirmam que ondas do microondas não são suficientemente fortes para prejudicar a saúde. Além disso, avançam também que aquecer comida num recipiente de plástico também não é perigoso. Apesar da probabilidade de as toxinas do plástico passarem para a comida, a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar explica que a exposição aos químicos não é suficiente para fazer mal à saúde.

LEIA MAIS: Banhos proibidos ou desaconselhados em 38 praias

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Alerta: 8 coisas que nunca deve aquecer no microondas

O microondas é um eletrodoméstico bastante útil. Ainda assim são muitos os alimentos e materiais que não devem ser aquecidos por diversas razões.