Nadar no mar ajuda a perder peso e outros 5 benefícios

O verdadeiro elixir da longevidade está no mar. Além de queimar calorias, nadar no mar pode prevenir várias doenças, ligadas à pele, problemas respiratórios e sistema cardiovascular. Saiba porquê.

Nadar no mar ajuda a perder peso e outros 5 benefícios

Nadar no mar ajuda a perder peso e outros 5 benefícios

O verdadeiro elixir da longevidade está no mar. Além de queimar calorias, nadar no mar pode prevenir várias doenças, ligadas à pele, problemas respiratórios e sistema cardiovascular. Saiba porquê.

O período de férias e o calor intenso são um grande convite para o banho de mar e até há quem diga que o que acalma não é água com açúcar, mas sim com sal. E, de facto, passar um tempo na praia faz bem. Não só pelo momento de descanso, mas também por causa dos benefícios que a água do mar oferece.

Sabia que a água do mar tem uma composição química quase constante. Torna-se salgada por conter sais dissolvidos que são essenciais para o corpo humano. O sal é um esfoliante natural e favorece o rejuvenescimento celular. Fique a saber que outros benefícios um bom banho no mar oferece.

Acelera o metabolismo e queima calorias

No mar, a temperatura da água é algo que muitas vezes nos desencoraja de ir nadar. No entanto, a água fria é sua aliada, sobretudo se quer pretende perder peso. Nadar, por si só, queima bastantes calorias, entre 400 e 800 numa hora de natação. Mas nadar em águas frias é ainda melhor. A razão é que acelera o seu metabolismo. Para combater o frio e aumentar a temperatura corporal, o nosso metabolismo gasta mais energia, logo, mais calorias, pois recorre às reservas de gordura e de glicose, no sangue e no coração. Em suma,
quanto mais fria estiver a água, mais queima e mais emagrece. Mas lembre-se: entre progressivamente molhando a nuca e a parte superior do corpo.

Fortalece e desenvolve os músculos

Mais esforço representa mais calorias gastas, mas é sobretudo benéfico para os seus músculos. Para nadar a direito, tem de os contrair, o que os fortalece, sobretudo os abdominais e os braços. Multiplicar as sessões de fortalecimento muscular é a melhor forma de desenvolver os músculos em profundidade, de definir a silhueta, e de ficar mais firme. Para além disso, sempre é mais agradável do que uma sessão de exercícios no chão.

Bom para a pele

Isto deve-se ao o efeito de termomassagem da água que torna a pele mais firme. O sal marinho é também um excelente esfoliante. Após alguns metros a nadar, a sua pele está purificada.

Estimula o coração e melhora a resistência

A natação no mar é diferente da natação na piscina. A razão é que requer uma adaptação a um ambiente diferente. Nadar quilómetros no mar estimula o sistema cardiovascular e reduz a tensão arterial. Efetivamente, quando o sistema cardiovascular se adapta às variações de temperatura, os vasos sanguíneos são estimulados, o que gera uma ação benéfica na tensão. No mar, tal como na piscina, a natação faz “trabalhar” coração. Também melhora a resistência, portanto, é benéfica para a prática de outros desportos e para o seu bem-estar, no geral.

Reduz as dores musculares e retenção de líquidos

A água do mar relaxa os músculos graças a um elemento químico, o bromo, que liberta no ar. Também favorece a recuperação ativa ou passiva. É fundamental para um desportista. Bastam 15 minutos na água para que o efeito do bromo seja benéfico. Claro que quando mais nada no mar, melhor é. No entanto, o ideal é cerca de 20 a 30 minutos. Por fim, se a natação no mar reduz as dores musculares, tal também se deve indiretamente ao facto de melhorar a circulação sanguínea. Reduz ainda os problemas de pernas pesadas ou de retenção de líquidos.

Traz bem-estar mental

Nadar no mar reduz a ansiedade e pode mesmo fazer com que fique eufórica. Existe uma explicação científica. Deve-se aos oligoelementos e minerais presentes neste ambiente. Principalmente magnésio, cujos benefícios são conhecidos. Geralmente é consumido em cápsulas, mas também pode ser absorvido através da pele. Último ponto: a libertação de endorfinas, gerada pela água salgada, sobretudo a fria. A endorfina é a hormona do prazer.

VEJA AGORA:

Empresa de brinquedos sexuais lança masturbador em foguetão para o espaço
O dispositivos vai levar a bordo um protótipo especial de um dos masturbadores da marca (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS