Guia completo para livrar-se das formigas sem matá-las

Se é verdadeiramente amante dos animais e tem problemas com formigas, está perante um dilema: quer as formigas fora de casa, mas esmagá-las ou pulverizá-las com pesticidas parece cruel. Saiba como livrar-se delas.

Guia completo para livrar-se das formigas sem matá-las

Guia completo para livrar-se das formigas sem matá-las

Se é verdadeiramente amante dos animais e tem problemas com formigas, está perante um dilema: quer as formigas fora de casa, mas esmagá-las ou pulverizá-las com pesticidas parece cruel. Saiba como livrar-se delas.

Se é verdadeiramente amante dos animais e tem problemas com formigas, está perante um dilema: quer as formigas fora de casa, mas esmagá-las ou pulverizá-las com pesticidas parece-lhe cruel. Afinal, trata-se de criaturas interessantes, com estruturas sociais complexas e fascinantes. Existe forma melhor e mais humana de livrar-se delas? Sim, existe.

Livrar-se das formigas sem exterminá-las exigirá paciência e esforço. Por outras palavras, a melhor forma de se livrar delas sem matá-las é removendo a fonte de alimento. Isto significa fazer uma verificação completa de todos os alimentos e fontes de água em sua casa, mantendo todos os espaços limpos e garantir que tudo está armazenado de forma correta.

Por que invadem as formigas as nossas casas?

Depois de certificar-se de que todos os alimentos e bebidas estão devidamente arrumados e armazenados em recipientes hermeticamente fechados, apagar todos os vestígios de feromonas. A feromona é a uma substância química segregada e reconhecida por animais da mesma espécie para reconhecimento e comunicação. A primeira coisa a fazer-se quando lidamos com uma praga de formigas é entender-se por que entraram elas em nossa casa e, no caso deste animais, a razão é simples: entraram em busca de comida.

As formigas são animais coletores. Deixam os ninhos para sair em busca de comida. Depois de localizarem uma fonte de alimento, a função delas é levá-lo para o ninho e – simultaneamente – indicar ao resto da colánia onde o alimento pode ser encontrado. Para isso, a formiga deixa rastos químicos (de feromonas) para trás enquanto faz o caminho de regresso ao ninho. Agora que tem uma ideia geral de como começar, aprofundemos o que nos trouxe até aqui: como nos livrarmos das formigas em casa.

Livre-se das formigas sem matá-las: passo a passo

1 – Identifique as razões pelas quais as formigas invadem a nossa casa

Verifique todos os alimentos armazenados em sua casa

Isto inclui qualquer alimento armazenado na despensa, em bancadas ou gavetas, bem como numa adega ou até numa garagem. Certifique-se de que sacos e outros recipientes plásticos ou de vidro estão completamente selados.

Verifique também se a embalagem não esteja danificada. Logo que todos os alimentos estejam armazenados corretamente, observe se existem restos de líquidos ou resíduos de alimentos na parte externa dos recipientes.

Use água morna com sabão para limpar a parte externa dos recipientes. Se possível, guarde frutas e vegetais no frigorífico. Se tiver tigelas para animais de estimação em casa, lave-as depois de cada refeição.

Mantenha a casa imaculadamente limpa

Antes de tudo, limpe todas as bancadas e mesas da sua casa. Use água morna com sabão para garantir a remoção completa de qualquer resto de alimento. Verifique se forno, micro-ondas e torradeira estão, por dentro e por fora, sem migalhas ou outros resíduos de alimentos.

Depois, use uma mistura de 50% de vinagre com 50% de água para borrifar e limpar as bancadas para eliminar completamente os rastos de feromonas. Se tiver bancadas de mármore ou de granito, não use esta mistura, uma vez que o vinagre pode danificar este tipo de superfícies.

A seguir, passe o aspirador em toda a casa, inclusive em qualquer racha ou fenda onde migalhas de comida possam estar escondidas, sem esquecer sofá e outros estofados.

O caixote do lixo

Mesmo pequenos vestígios de comida numa embalagem podem atrair formigas para os nossos caixotes do lixo. Esvazie-o diariamente e vigie-o de tampos a tempos. Limpe o interior e o exterior do caixote regularmente para mantê-lo livre de resíduos.

Remova as formigas sem matá-las

Remover as formigas sem matá-las pode ser difícil, por elas serem tão pequenas e frágeis, mas não é impossível. Use uma escova ou uma vassoura macia. Escove ou varra as formigas lenta e delicadamente. Por norma, elas ficam presas, mas basta sacudir a escova ou a vassoura de forma vigorosa no exterior da casa para removê-las. Pode, também, deixar simplesmente a vassoura fora de casa.

2 – Use repelentes naturais

Há uma quantidade de produtos a que podemos chamar de naturais que impedem as formigas de nos invadirem o lar, que não as matam, se forem usados de forma correta.

Casca de laranja

O extrato de casca de laranja é um excelente produto natural para manter as formigas afastadas com eficácia, sem usar produtos químicos agressivos. A casca de laranja contém d-Limonene, uma expressão rebuscada de dizer extrato de casca de laranja. No entanto, tenha cuidado para não borrifar o produto diretamente sobre as formigas, pois o contato direto com o produto húmido pode matá-las. Basta borrifar em torno dos pontos de entrada das formigas ou em qualquer outro sítio em que você as tenha encontrado em sua casa.

Além do mais, este ingrediente também detém outros insetos, como baratas e pulgas, e é seguro para uso em qualquer parte da sua casa, incluindo áreas onde a comida é preparada.

Folhas de menta

As formigas não gostam do cheiro de hortelã e evitam-no tanto quanto podem. A melhor coisa sobre a hortelã é que é fácil cultivá-la em pequenos canteiros, numa varanda, por exemplo, e cheira bem. Junte as folhas de hortelã e coloque-as dentro de armários e noutros lugares onde possa ter encontrado estes insetos.

Eucalipto, hortelã-pimenta e óleo cítrico

Embora os óleos cítricos tenham um cheiro agradável para nós, as formigas odeiam-nos! Quatro a cinco gotas de óleo numa bola de algodão deixada em armários ou qualquer outra área da sua casa funciona muito bem como repelente. Substitua a bola de algodão a cada dois dias para garantir que o perfume permanece forte.

Vinagre

O vinagre não é apenas eficaz na remoção de rastos de feromonas, é igualmente dissuasor de formigas. Misture  partes iguais de água e vinagre e limpe as superfícies da cozinha (não se esqueça, como já referido, exceto em mármore ou granito). O cheiro do vinagre ajuda a impedir que as formigas visitem a área novamente.

3 – Certifique-se de que suas portas e janelas estão devidamente vedadas

Todos sabemos como as formigas são minúsculas e podem passar por baixo de portas ou pelas janelas, mesmo fechadas. Verifique em redor do perímetro de todas as portas e janelas e se encontrar alguma rachadura, sele-a, por exemplo calefetando-a.

Por que não devemos não matar formigas

Caso restem dúvidas sobre se deve ou não eliminar estes pequenos animais, saiba que há muitos motivos para não fazê-lo.

São boas para o seu jardim

Enquanto as formigas constroem os ninhos no subsolo, ou em busca de alimento, arejam o solo. Criam pequenos buracos no solo, permitindo que ar, água da chuva e outros nutrientes se infiltrem, o que torna o solo mais saudável, mais fértil e com maiores probabilidades cultivar vegetais mais resistentes e florescentes.

São parte valiosa do ecossistema local

As formigas são uma importante fonte de alimento para outros animais, tornando-as parte crucial da cadeia alimentar e do ecossistema. Se se preocupa com o meio ambiente, deve preocupar-se também em preservar a vida das formigas.

Criaturas fascinantes

Se se dedicar a observar, mesmo por curtos espaços de tempo, as formigas, depressa perceberá quão interessantes estas minúsculas criaturas são. Se observá-las não suficientemente convincente, eis alguns fatos intrigantes sobre formigas.

– São, em relação ao seu tamanho, um dos animais mais fortes do Planeta.

– A rainha pode viver até 30 anos.

– Cuidam bem dos filhos, alimentando-os e tomando conta deles até se tornarem parte ativa da colónia.

– As formigas feridas fora do formigueiro não têm grandes oportunidades de sobrevivência, mas, surpreendentemente, algumas espécies resgatam os companheiros feridos, levando-os em segurança de regresso ao ninho, onde poderão recuperar-se.

As formigas podem causar perigo à sua saúde?

Embora as formigas não sejam por norma agressivas, devemos estar cientes potenciais riscos se lidarmos com uma infestação de formigas. Embora não seja comum, as formigas podem transmitir doenças como salmonela ou E.coli.

Também por isto é importante descartar qualquer alimento que possa ter entrado em contacto com formigas e armazená-los de forma adequada. As formigas também podem morder ou picar, o que pode em alguns casos causar problemas em pessoas alérgicas.

Em caso de uma mordida ou picada de formiga, preste atenção ao local da picada e diante de quaisquer sintomas fora do comum ou reação alérgica, como inchaço ou dificuldade para respirar.

O que fazer em caso de infestação grave

Se for o caso, solicite ajuda profissional rapidamente. Outra potencial preocupação é a possibilidade de infecção. Mantenha a área limpa e certifique-se de não coçar. Coçar pode causar rasgos na pele e introduzir bactérias nos tecidos, o que leva à infecção.

As formigas são por norma pacíficas, que apenas procuram alimentos. Removê-los de casa significa necessariamente matá-las. Existem formas mais humanas de garantir que estas criaturas fascinantes fiquem do lado de fora de sua casa, onde elas nunca deveriam ter entrado.

Com infestações maiores e certos tipos de formigas, haverá, porém, necessidade de métodos mais avançados. Em alguns casos, terá de chamar exterminadores, dependendo da gravidade da infestação.

LEIA AGORA
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?

Impala Instagram


RELACIONADOS