Cinco formas de tornar a atividade física parte da rotina diária

A atividade física não se constrói de um momento para o outro. Pelo contrário, requer tempo para se ver resultados e mudar hábitos.

Cinco formas de tornar a atividade física parte da rotina diária

Cinco formas de tornar a atividade física parte da rotina diária

A atividade física não se constrói de um momento para o outro. Pelo contrário, requer tempo para se ver resultados e mudar hábitos.

Conheça os 5 conselhos para que a atividade física não saia da rotina diária. O início do ano é hábito traçarmos metas para a prática de exercício físico e comprometermo-nos com uma vida mais saudável. No entanto, e com o passar do tempo, é frequente que cumprir estas metas se torne cada vez mais difícil. Os parceiros do Urban Sports Club reuniram algumas dicas que podem fazer a diferença entre conseguir cumprir o plano ou deixá-lo cair em saco roto.

Estabelecer uma rotina que se encaixe no nosso dia a dia

Perceber de que forma o exercício físico pode entrar na nossa rotina é fundamental e isto deve acontecer da forma mais harmoniosa possível, tendo em conta a vida pessoal e profissional de cada um, mas também aquela que é a nossa rentabilidade ao praticar desporto. Há quem prefira treinar durante a manhã, e quem sinta que tem mais energia para o fazer durante a tarde ou até mesmo à noite – e todas essas particularidades devem ser tidas em conta.

Da mesma forma, é importante compreender quando teremos mais flexibilidade durante o dia para o fazer: alguns dirão que é antes de entrar no trabalho, bem de manhã; outros vão preferir treinar durante a hora de almoço no escritório e enquanto os filhos estão na escola. Acima de tudo, importa perceber qual o melhor horário para cada um de nós e, depois disso, tentar bloquear esse tempo apenas para o treino – sem deixar espaço para que outros compromissos roubem esse momento.

Definir objetivos concretos e atingíveis

Na hora de definir objetivos, um dos erros mais fáceis de cometer pode ser delinear objetivos demasiado exigentes, tendo em conta a nossa situação atual. É importante não nos deixarmos levar por objetivos que, por muito apetecíveis que possam parecer, acabem por estar muito longe do nosso alcance – se estamos agora a iniciar a prática desportiva, por exemplo, talvez seja mais realista definir que queremos praticar desporto 1-2 vezes por semana, em vez de nos comprometermos imediatamente com a prática de exercício físico todos os dias da semana.

Fazer treinos de que realmente gostemos

A motivação tem um impacto importantíssimo na nossa performance, pelo que devemos ter em conta isso mesmo quando escolhemos o desporto que queremos praticar ou a modalidade que mais sentido faz para cada um de nós. Por vezes, isto pode mesmo implicar experimentar diferentes formas de praticar desporto – seja através de aulas de grupo, atividades outdoor, ou experimentando mesmo algo completamente diferente e que possa vir a revelar-se como o desporto de que havíamos estado à procura todo este tempo.

Treinar acompanhado

Seja através de um grupo de desporto ou simplesmente acompanhado por um amigo, treinar com companhia pode revelar-se extremamente motivador. O compromisso para com outra pessoa torna-se mais fácil de aliar ao compromisso com o exercício físico – e isso pode melhorar as hipóteses de nos tornarmos regrados e treinarmos, mesmo naquele dia em que não nos sentíamos com energia para tal.

Perceber que a chave é a consistência

O fator que mais vai contribuir para a manutenção dos hábitos desportivos é a consistência – que se vai traduzir no nosso compromisso em praticar desporto, mesmo que às vezes não tenhamos tanto tempo e nos vejamos forçados a fazer um treino mais curto, por exemplo. Pode parecer clichê, mas quanto mais praticarmos, mais motivação e vontade teremos para continuar a praticar desporto – até chegar a um ponto em que simplesmente faz parte do nosso dia.

Fotos: D.R.

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