LIDL vende robô de cozinha com microfone escondido [vídeo]

Aparentemente, há um microfone escondido nos robôs de cozinha comercializados pela cadeia alemã de supermercados LIDL. A descoberta foi feita e divulgada por hackers.

LIDL vende robô de cozinha com microfone escondido [vídeo]

LIDL vende robô de cozinha com microfone escondido [vídeo]

Aparentemente, há um microfone escondido nos robôs de cozinha comercializados pela cadeia alemã de supermercados LIDL. A descoberta foi feita e divulgada por hackers.

O desafio proposto a Alexis Viguié e Adrien Albisetti era instalar um jogo no robô de cozinha do Lidl. A meio do desafio, os dois entusiastas de informática foram confrontados com um microfone oculto dentro do aparelho. Ambos foram desafiados por um amigo a instalar o jogo Doom, no Monsieur Cuisine Connect, robô de cozinha exclusivo das lojas Lidl, uma opção mais barata da popular Bimby. Além do microfone escondido, confrontaram-se com um sistema operativo que não é atualizado desde 2017, reporta o 4gnews. Para comprovar o funcionamento do microfone, os hackers publicaram um vídeo onde falam entre si através da plataforma Discord, plataforma usada por jogadores para falarem entre si.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para o fim de semana

Robô de cozinha vendido com software desatualizado

Apesar da descoberta, Adrien Albisetti disse ao jornal espanhol El País que «não acredita que o Lidl» os queira «espiar». Embora tenha elogiado o funcionamento do robô, julga que o facto de este ter o software desatualizado – Android 6.0 – e um microfone é uma grande vulnerabilidade. Segundo, Albisetti o acesso ao microfone só acontece quando o aparelho está ligado. Para que ninguém com más intenções se apodere do aparelho, este alerta os utilizadores do robô para não se esquecerem de o desligar após cada utilização.

Lidl não menciona o microfone no site ou nas instruções do robô

O responsável pelo marketing do Lidl em França, Michel Biero, assegura que o microfone «está totalmente inativo». Foi colocado no robô na eventualidade de vir a ser usado em conjunto com a assistente virtual Alexa. No entanto, o Lidl não faz qualquer menção ao microfone no seu site ou nas instruções do robô. Fonte do Lidl Portugal disse ao Jornal de Notícias que o aparelho «foi equipado com um tablet standard contendo um microfone». No entanto, «está desativado no lado do software e não pode ser ativado pelos clientes». Este reitera que o mesmo foi introduzido no dispositivo com vista a «outras funções onde pode ser necessário um microfone».

Monsieur Cuisine Connect não está à venda em Portugal

O robô em questão foi projetado na Alemanha, produzido na China e tem um ecrã tátil, ligando-se à internet de forma a descarregar as receitas. Encontra-se à venda em países como a França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Prevê-se que venha a ser comercializado em Portugal.

LEIA MAIS
Vinga-se de ex-namorada ao torturar e matar o gato dela
Mãe embriagada esmaga o filho recém-nascido até à morte

Impala Instagram


RELACIONADOS