Lexus RZ 450e – o inovador SUV com plataforma para 100% elétricos

O novo SUV RZ 450e é o primeiro veículo da Lexus desenvolvido de raiz para ser um elétrico de raiz.

O Lexus RZ 450e é um SUV 100% elétrico totalmente novo, o primeiro veículo da marca desenvolvido de raiz para ser um elétrico a bateria. Não se limita a substituir o motor convencional pelo motor elétrico e a energia elétrica das baterias; vai muito mais longe. Fiel à filosofia Lexus Electrified, o RZ 450e concretiza o enorme potencial das novas tecnologias que melhoram o desempenho e o prazer de condução.

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O Engenheiro-Chefe Takashi Watanabe explica: “A nossa visão é recorrer à tecnologia de eletrificação de forma a melhorar o desempenho básico do veículo, para que possamos continuar a proporcionar o prazer de condução a todas as gerações futuras”.

Em primeiro lugar, o RZ é um Lexus, e por isso mantém todas as qualidades de desempenho e qualidade artesanal associadas à marca. A empresa aproveitou a sua vasta experiência em eletrificação de veículos para proporcionar os benefícios de um BEV com o aperfeiçoamento e a experiência de condução exclusivos da marca. Isto reflete-se, por exemplo, no avançado sistema de direção, com o opcional volante tipo manche de avião, One Motion Grip, e E-Axle dianteiro e traseiro que funcionam em conjunto com o novo controlo de binário de tração às quatro rodas DIRECT4 da Lexus. As bases da direção e a capacidade de resposta foram garantidas pela nova plataforma dedicada, que confere uma excelente robustez à carroçaria, um baixo centro de gravidade e uma grande distância entre eixos. Por baixo do piso do habitáculo encontramos uma potente bateria de iões de lítio totalmente integrada no chassis, com qualidade e controlo minucioso que garante o melhor desempenho durante muitos anos de utilização.

A plataforma e o sistema de propulsão elétrico a bateria abrem novas portas ao design. O exterior reinterpreta, na carroçaria, o formato de fuso da Lexus, ao passo que o interior é um espaço leve e amplo, simples e luxuoso, uma expressão do Omotenashi (hospitalidade) e da perícia Takumi.
Com zero emissões, o RZ ajudará a Lexus a trilhar o caminho para a neutralidade carbónica e contribuirá para a construção de uma sociedade de mobilidade sustentável. Aqui, o foco não está apenas no desempenho do automóvel na estrada; abrange todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição de peças, o fabrico e utilização, até ao abate. Na fábrica de Motomachi da Lexus, no centro de produção do RZ, já foram implementadas novas metodologias nos processos para reduzir emissões.

O RZ é o próximo passo da Lexus para se tornar numa marca 100% elétrica na Europa Ocidental e Central, até 2030. Em Portugal, o novo modelo vai estar disponível para reserva online em outubro, com a chegada das primeiras viaturas, a partir do início de 2023.

Design exterior

A Lexus aproveitou a liberdade de design oferecida pelos BEV para criar um veículo que se distinguisse significativamente dos modelos convencionais, e que ao mesmo tempo representa o design Lexus “Next Chapter”, uma abordagem que procura uma estética e proporções únicas, nascidas do desempenho dinâmico do veículo. O conceito de design é “E-moção contínua”, expressão do caráter potente e da aceleração contínua dos BEV. O resultado é uma forma simples, que capta o espírito da evolução tecnológica, da função e do desempenho.

Da grelha à carroçaria fusiforme

O design frontal distingue, de forma impactante, o RZ como um BEV. Sem motor de combustão interna, o capot foi rebaixado e as entradas de ar foram reduzidas. A grelha frontal tem sido a imagem de marca dos modelos Lexus na última década, mas com o RZ, a forma de fuso evoluiu tridimensionalmente e está agora aplicado à carroçaria do veículo.

O visual é acentuado pelos acabamentos do que normalmente seria a grelha, na cor da carroçaria do carro, escurecendo de ambos os lados. A maior flexibilidade de design também permitiu a produção de guarda-lamas dianteiros mais musculosas. O efeito é reforçado por uma pintura em dois tons, que estende a área preta de contraste do teto ao capot. Os novos faróis fundem-se na carroçaria. Ultrafinos, realçam o L da Lexus das luzes diurnas. Os faróis principais e os piscas são menos proeminentes.

Silhueta poderosa

O perfil lateral do automóvel desliza para a traseira numa silhueta suave. O anguloso design frontal gera uma sensação de potência e de movimento, enquanto a traseira compacta sublinha as qualidades de SUV do modelo: espaçoso, confortável com uma dinâmica superior. A longa distância entre eixos de 2.850 mm aumenta o impacto do design, expressa o baixo centro de gravidade e proporciona um excelente equilíbrio de massas. As rodas – de 18 polegadas de série ou, nas versões mais equipadas, de 20 polegadas – foram empurradas para os cantos do automóvel.

Design traseiro

O caráter BEV também está patente no design da traseira do RZ, com um visual moderno e tecnológico. O spoiler dividido estende o fluxo traseiro do design e contribui para o desempenho estável do modelo. A assinatura luminosa traseira que percorre a largura do carro tornou-se uma característica marcante do design da Lexus. Aqui, aparece de forma nítida e minimalista, com as linhas superior e inferior o mais finas possível, para conferir a sensação de simplicidade e precisão.

Desempenho de condução

A “Assinatura de Condução Lexus”

Garantir a “Assinatura de Condução Lexus” foi o principal objetivo no desenvolvimento do desempenho dinâmico do RZ e no fortalecimento das características centrais do modelo – os “três Cs” de confiança, controlo e conforto, em todas as situações de condução. Indo mais além, os benefícios específicos do BEV, como resposta rápida e alta precisão, foram maximizados.

A Lexus garantiu que o veículo responde sempre às intenções do condutor, tornando a condução confortável e emocionante. O engenheiro-chefe Takashi Watanabe usou “The Natural” como conceito de desempenho durante o desenvolvimento do modelo. Concentrou-se na qualidade de condução com uma sensação natural, para que o movimento do carro fosse fiel à vontade do condutor, através do sistema opcional “One Motion Grip” do sistema Steer-by-wire, uma inovação mundial de controlo preciso da tração às quatro rodas, DIRECT4. Foi dada particular atenção ao condutor: proporcionou-se uma excelente linha de visão e feedback, garantindo a precisão do controlo e postura do veículo, em todos os momentos.

Plataforma Lexus dedicada a veículos elétricos a bateria

A qualidade e as características da nova plataforma do RZ são a base da “Assinatura de Condução Lexus”, com a colocação dos componentes BEV otimizada, redução de peso, ótima distribuição de massa e robustez geral. Tudo isto contribui para a confiança, para o controlo e para o conforto do condutor.

Estrutura

A plataforma e-TNGA do RZ é inerentemente forte, com a unidade da bateria integrada no chassis, de baixo do habitáculo, o que contribui para baixar o centro de gravidade que, por sua vez, garante melhor equilíbrio, dinâmica e resposta do chassis. Para garantir uma resistência excecional e a união dos elementos, mantendo o peso baixo, a construção do RZ recorre a materiais e metais de alta resistência e a processos de construção avançados. Isto ajuda a garantir a dinâmica precisa e resposta, bem como, conforto durante a condução.

Controlo de ruído e vibração

Embora a transmissão elétrica a bateria produza menos ruído, o desempenho silencioso do RZ torna os sons da estrada e ao seu redor mais percetíveis. Os engenheiros e designers do RZ deram prioridade a um ambiente calmo e silencioso no habitáculo, adotando uma estratégia de três frentes: controlar o ruído; impedi-lo de entrar no habitáculo; e prestar especial atenção ao ruído quando sentando nos bancos traseiros.

Os engenheiros também aplicaram uma nova versão do controlo de som ativo, que recorre ao som surround do sistema de áudio para estimular a ligação entre o condutor e o carro.

e-Axle, o e-Eixo elétrico

O RZ utiliza o e-Axle da Lexus, introduzido pela primeira vez no UX 300e. Um conjunto compacto e modular que consiste num motor, engrenagem e unidade de controlo ECU, localizada entre as rodas motrizes. No RZ são usados na dianteira e na traseira e operam em conjunto com o sistema de controlo de tração integral DIRECT4 (detalhes abaixo) para ajustar a manter a postura do veículo, a tração e a distribuição de potência, de acordo com as condições de condução.

Os e-Axles são silenciosos, eficientes e fornecem potência de forma precisa. O motor dianteiro produz 150 kW e o traseiro 80 kW, uma potência total de 230 kW. Ambos têm densidade de potência superior, graças ao design otimizado do rotor e do estator. As suas dimensões compactas também contribuem para o acondicionamento do modelo, para a existência de mais espaço no habitáculo e na bagageira, e para acomodar a bateria EV.

Primeira aplicação do novo controlo de tração às quatro rodas DIRECT4 da Lexus

O RZ é o primeiro modelo de produção a apresentar o novo DIRECT4 da Lexus, sistema que trabalha com os dois eixos, e-Axles. Tecnologia exclusiva da Lexus, o DIRECT 4 é um sistema inteligente que equilibra constantemente a tração das quatro rodas, distribuindo a força da tração de forma automática e linear. O resultado é um desempenho suave e uma dinâmica estável, com operação intuitiva que fortalece a sensação de conexão entre o condutor e a máquina.

O DIRECT4 usa sensores na unidade de controlo ECU para recolher, avaliar e reagir a uma série de fatores, incluindo a velocidade do veículo, o ângulo de direção e as forças G. A partir destas entradas, calcula e aplica imediatamente o binário adequado a cada eixo para maximizar a aderência e a tração. A polarização do binário dianteiro/traseiro pode ser ajustada de zero a 100 ou de 100 a zero em milissegundos – mais rápido do que qualquer sistema mecânico. Com uma melhor comunicação entre a estrada e o volante (ou manche tipo avião), o DIRECT4 também melhora a resposta da condução.

Bateria, autonomia e eficiência

O RZ usa uma bateria de iões de lítio numa bateria de 96 células, com uma potência total de 71,4 kW. Está totalmente localizado por debaixo do habitáculo e faz parte integrante da plataforma. O seu posicionamento também contribui para o baixo centro de gravidade do carro.
A longevidade da bateria foi uma das principais preocupações, especialmente no que toca ao nível de desempenho que poderia ser esperado após 10 anos de condução. A Lexus espera que a bateria do RZ retenha mais de 90% da sua capacidade dentro desse prazo, graças a um conjunto de medidas que protegem a qualidade e o desempenho, baseadas na longa experiência da marca em tecnologias de gestão de bateria.

Os pormenores sobre da autonomia do veículo e os tempos de carregamento da bateria serão anunciados posteriormente, mas a Lexus espera que o RZ tenha capacidade para passar os 400 km no ciclo WLTP combinado.

Para ajudar os condutores a maximizar o potencial de autonomia do seu veículo, os modos de condução do RZ incluem um Modo Autonomia. Baseia-se no desempenho de economia de energia do modo ECO, ajustando ainda mais determinadas configurações do veículo: a velocidade é limitada, o programa de distribuição de energia alterado e o sistema de controlo de climatização é desligado (mas pode ser ligado novamente pelo condutor se assim o desejar).

Graças ao foco em fatores-chave, incluindo a otimização do peso do veículo, da potência da bateria e do desempenho, o RZ tem um consumo alvo abaixo de 18 quilowatts por 100 km percorridos, o que faz do RZ um dos BEV mais eficientes do mercado.

One Motion Grip: o primeiro sistema steer-by-wire do mundo com volante tipo manche de avião

O sistema Steer-by-Wire “One Motion Grip” é uma das novas tecnologias mais significativas do Lexus RZ. Não há ligação mecânica entre o volante e as rodas, eliminando a tradicional coluna de direção; em vez disso, uma ligação elétrica envia os movimentos do volante para as rodas. O resultado é uma resposta instantânea e um controlo de direção mais preciso.

O condutor também detetará menos oscilação do volante em estradas irregulares e usufruirá de estabilidade do controlo e correção em ventos cruzados fortes, a par de um excelente desempenho em linha reta, em estradas inclinadas. A sensação de direção é importante para a confiança e para o controlo do condutor. Os engenheiros da Lexus garantiram que o sistema transmite feedback em todos os momentos, mantendo uma forte conexão entre o condutor e o automóvel. Também foram incluídos processadores “fail-safe”(infalíveis) e uma fonte de alimentação de emergência, para o caso do sistema perder a sua fonte de alimentação principal.

O sistema opcional One Motion Grip vem com um volante tipo manche de avião, que substitui o volante tradicional. A tecnologia exige menos esforço por parte do condutor; com apenas um movimento de 150 graus, vira para a esquerda ou direita, sem necessidade de sobrepor as mãos durante as mudanças de direção.

O formato “borboleta” da manche foi desenvolvido com o contributo dos condutores Takumi da Lexus, cujo feedback levou ao aperfeiçoamento de todos os elementos, para oferecer o melhor desempenho. Com a manche tipo avião, o condutor fica com uma visão mais ampla sobre o painel de instrumentos e a estrada. Os designers da Lexus aproveitaram para localizar os controlos em pontos mais altos e mais distantes do que seria possível com um volante convencional, minimizando a necessidade do condutor ajustar a sua linha de visão. Esta medida eleva o conceito do cockpit Tazuna a um nível superior, e concentra a atenção do condutor na estrada.

Vida a bordo do Lexus RZ 450e

Design de interior e o conceito Tazuna

O cockpit do RZ é uma evolução do conceito Tazuna. Une o posicionamento do condutor ao volante e a localização precisa dos mostradores, dos controlos e dos ecrãs para criar um espaço onde apenas são necessários pequenos movimentos da mão ou dos olhos para operar o veículo. O princípio inspira-se nos pequenos ajustes das rédeas a que um cavaleiro recorre para controlar um cavalo – o significado de “Tazuna” em japonês.

Com a introdução do opcional “One Motion Grip” (detalhado acima), todos os benefícios da filosofia de cockpit Tazuna podem ser concretizados.
A disposição dos mostradores, do head-up display e do display multimédia de 14 polegadas foi otimizada e o painel de instrumentos foi reduzido, melhorando ainda mais a visão frontal do condutor. Os designers também interpretaram o desempenho do BEV num visual limpo e minimalista, com menos elementos e menos ornamentação, mas mantendo a utilização de materiais de alta qualidade. A consola central apresenta um novo controlo circular para o sistema shift-by-wire, refletindo a simplicidade geral do design.

O habitáculo foi projetada para ser um espaço leve e aberto, aperfeiçoado pela iluminação ambiente, selecionável entre um amplo espectro de cores que se adequem ao ambiente da viagem. A Lexus também criou um novo efeito de iluminação, In-ei, que produz efeitos diferentes com padrões de luz e sombra nos painéis das portas.

Recursos de tecnologia avançada

A Lexus introduziu um conjunto de recursos de tecnologia avançada centrados no ser humano no RZ, elementos que melhoram o conforto, a conveniência e a vida a bordo, reforçando o espírito da hospitalidade Omotenashi. Dois são estreias para a Lexus: um teto panorâmico de luminosidade regulável com um revestimento especial para reduzir a radiação de calor e um sistema de aquecimento radiante para o condutor e passageiro da frente.

Teto panorâmico com proteção térmica e luminosidade ajustável

O teto panorâmico opcional, aumenta a sensação de espaço e de luz no habitáculo. O vidro tem um revestimento low-e (low-emissive) que reflete a radiação infravermelha e reduz o calor radiante em dias ensolarados, ao mesmo tempo que ajuda a manter o calor dentro do habitáculo quando o tempo está frio. O teto também possui uma função elétrica de escurecimento, que muda instantaneamente de transparente para opaco com um simples toque, cortando qualquer luz solar direta.

Como resultado, há uma redução da utilização do sistema de ar condicionado para manter uma temperatura confortável e não há necessidade de um sistema interior retrátil, o que economiza peso – fatores que reduzem o consumo de energia do RZ e que contribuem para o aumento da sua autonomia.

Aquecedores radiantes

Os novos aquecedores radiantes estão posicionados à altura dos joelhos na frente do condutor e do passageiro dianteiro, abaixo da coluna de direção e na zona inferior do painel de instrumentos. Fornecidos como complemento ao aquecimento dos bancos e volante, contribuem para o rápido aquecimento de condutor e passageiro da frente, dando a sensação de um cobertor quente em volta das pernas. Assim como o teto panorâmico, contribuem para a economia de energia, reduzindo a carga do sistema de ar condicionado.

Sistema multimédia

O RZ vem equipado com a nova plataforma multimédia Lexus Link, com operação mais rápida e intuitiva e funções aperfeiçoadas para conectividade, planeamento eficiente de viagens e fornecimento de informação. O sistema, que se estreou no novo Lexus NX, inclui navegação baseada em nuvem “sempre ligada”, beneficiando de informações atualizadas sobre eventos como tráfego, acidentes e condições da estrada.

A função de reconhecimento de voz compreende e responde a solicitações de conversação e tem capacidade para detetar comandos quando há ruído de fundo. Há também um novo assistente de bordo, “Hey Lexus”, e pode fazer a integração do smartphone via Apple CarPlay e Android Auto. O DCM (módulo de comunicação de dados) permite que as funções sejam convenientemente atualizadas ou adicionadas sem fios, sem qualquer interferência na utilização do veículo.

Segurança e assistência ao condutor

O RZ beneficia dos avançados sistemas de segurança ativa e assistência ao condutor apresentados na última geração do Lexus Safety System + com funções atualizadas e adicionais, e maior amplitude na deteção de risco de acidente. Entre os outros avanços introduzidos com o novo RZ encontramos a Assistência à manutenção da Faixa de Rodagem sem mãos, o Assistente de Condução Proativo, com assistência de direção, e um novo monitor que avalia o comportamento do condutor à procura de sinais de fadiga ou distração.

O Cruise Control Adaptivo e a Assistência à manutenção da Faixa de Rodagem funcionam em conjunto para dar suporte adicional ao condutor em situações de baixa velocidade, como filas de trânsito lento. O Assistente de Condução Proativo usa a câmara frontal para determinar o ângulo da curva, ajustando a direção de forma adequada na aproximação e na sua execução.

Sistema e-Latch com Safe Exit Assist

O RZ vem equipado com o e-Latch da Lexus, um suave sistema eletrónico de abertura de portas por toque. O seu funcionamento está ligado ao Monitor de Ângulos Mortos do automóvel para informar o Safe Exit Assist, que cancela automaticamente a abertura das portas se for detetada a aproximação de veículos ou ciclistas pela traseira do automóvel. Desenvolvido como o primeiro sistema do mundo, espera-se que ajude a evitar 95% dos acidentes causados pela abertura de portas.

Também está disponível um espelho retrovisor digital, que permite ao condutor ter uma visão mais clara, sem obstrução de encostos de cabeça ou da bagagem, e uma melhor visão noturna e em más condições climáticas.

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