Começaram os jantares vínicos Quinta dos Machados

Estão previstas ações nestes jantares com outro tipo de produtores, que passam por parcerias com produtores vínicos, mas também produtores de outras industrias.

Quem já conhece a Quinta dos Machados Country House & Spa precisa mesmo de voltar. Quem não conhece apresse-se.  É que, com as recentes renovações, o Jardim de Inverno está a ainda mais bonito. Avizinham-se agradáveis noites de verão nos novos recantos exteriores e jantares cada vez mais interessantes. Com o intuito de dar a conhecer o que de melhor a região do Oeste tem para oferecer, sábado, 23 de março, a unidade promoveu o primeiro jantar vínico. A Quinta do Sanguinhal é a estreante nestas andanças e a introdução é feita por Ana Reis, bisneta de Abel Pereira da Fonseca, nome incontornável do sector e o homem que fundou a companhia agrícola em 1926. São a família mais antiga da zona a produzir vinho.

Pão de Mafra está de tal forma quente e fofo que usar faca para cortá-lo é inútil

A experiência começa ao pé do forno a lenha, perto do jardim de Inverno. Cai a noite, mas as luzes estão lá. O pão de Mafra sai do forno e está de tal forma quente e fofo que usar uma faca para o cortar é inútil. Tem de ser fatiado pelas mãos calejadas da cozinheira. O pão é acompanhado por dois tipos de manteiga. Uma de alfazema (especialidade da casa e produzida ali) e outra de alho. O primeiro vinho é o Cerejeiras Lisboa Branco. O frio aperta (estamos em Mafra) e passamos para o interior do restaurante. Para entrada, é servida empada de rabo de boi com pêra bêbeda e salada verde, acompanhada pelo Sottal Frisante Rosé. Para o prato principal – bacalhau com crosta de sapateira, batatas novas e grelos – são servidos dois vinhos. O Quinta de S. Francisco, branco e tinto.

Parcerias com produtores vínicos e de outras indústrias

Ainda que o estômago não aguente muito mais, ninguém resiste ao bolo cremoso de chocolate e noz. Aqui, e para encerrar a festa antes de um café para ajudar a digerir, é servido o vinho licoroso doce. O preço do jantar situa-se nos 37 euros por pessoa. Estão previstas ações com outro tipo de produtores, que passam por parcerias com produtores vínicos, mas também produtores de outras indústrias.

O paraíso a meia hora de Lisboa

A Quinta dos Machados Country House & Spa fica a pouco mais de 25 quilómetros de Lisboa. Está inserida numa propriedade com 15 hectares, com 29 quartos, duas casas familiares e um edifício único, considerado património histórico protegido. Existem 12 quartos, situados na denominada ala relax, que oferecem decoração temática relacionada com acontecimentos relevantes da zona e com diferentes estados da alma. Todas as acomodações são diferentes, mas todas resultam numa harmoniosa combinação entre contemporâneo e vintage. O jardim de inverno, que serve de ligação entre o bosque e o restaurante, é uma das áreas privilegiadas. Ideal para a realização de eventos em ambiente único, rodeado da área natural.

Cozinha tradicional baseada no uso dos produtos regionais e da época

Entre as comodidades de que a unidade hoteleira dispõe, destaque para o spa, com banho turco, sauna, jacuzzi e solário. Para os dias de maior calor, a piscina exterior convida a banhos de água e de sol. Com 11 hectares, o bosque é um dos ex-libris do empreendimento, por tratar-se de uma zona tratada, ideal para caminhadas, passeios de bicicleta ou para a realização de piqueniques. O Restaurante Cantinho dos Sabores, que tem no comando o chef consultor António Amorim, oferece cozinha tradicional baseada no uso dos produtos regionais e da época. O espaço está aberto para hóspedes e para clientes externos.

Quartel-general dos ingleses na época das invasões francesas

Fundada no século XVII pela família Camarate, a atual Quinta dos Machados tem na génese a comercialização de produtos agrícolas. No ano 1755 foi adquirida pelos Machado, altura em que passou a denominar-se Quinta dos Machados. Como dado curioso, esta quinta chegou a ser quartel-general dos ingleses na época das invasões francesas.

Texto: Marta Amorim

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS