Siga as dicas de Isabel Silva para uma alimentação saudável

A apresentadora da TVI Isabel Silva herdou dos pais os bons hábitos alimentares. Estilo de vida saudável rende-lhe êxitos nas redes sociais.

Siga as dicas de Isabel Silva para uma alimentação saudável

A apresentadora da TVI Isabel Silva herdou dos pais os bons hábitos alimentares. Estilo de vida saudável rende-lhe êxitos nas redes sociais.

Em 2015, Isabel Silva tornou-se numa referência para milhares de pessoas, graças aos conselhos sobre alimentação saudável e prática de exercício físico. Fã de comida «do bem», como diz, privilegia legumes, cereais e proteína, sempre biológicos. «Já me conheço assim desde a barriga da minha mãe, porque os meus pais sempre tiveram hábitos de vida saudáveis e sempre me incutiram hábitos de desporto», explica. «Comer de forma saudável é um ato natural», resume, numa conferência sobre hábitos alimentares.

LEIA DEPOIS
Esqueça a grelha com este calor. Sardinhas ao sal é a solução

No final, conheça as 3 dicas de Isabel Silva para uma vida saudável

As dicas de Isabel passam por produtos biológicos, exercício físico e prato perfeito

A conferência da apresentadora de televisão e proprietária de um ginásio surge no momento em que é proibida a publicidade a alimentos com excesso de açúcar e sal a menores de 16 anos de idade. O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge avaliou 1.630 produtos alimentares e encontrou 1.405 (mais de 85%) «têm elevados valores energéticos, excesso de sal, açúcar ou ácidos gordos saturados». Estes produtos ficam agora «proibidos de ser publicitados a menores de 16 anos».

Menos de 15% dos alimentos do estudo cumprem os valores-limite da Lei

O Instituto Ricardo Jorge revela que no estudo realizado, só 225 produtos cumprem com os valores-limite estabelecidos pela Lei, desde o ano passado, que tem como objetivo o combate à obesidade. «Nenhumas das bolachas e biscoitos, bem como batatas fritas e snacks avaliados apresentam perfis nutricionais compatíveis com os definido», lê-se na conclusão do estudo. O mesmo é válido para «a quase totalidade de leites aromatizados, nos quais somente um produto cumpre com os critérios nutricionais definidos», conclui-se no relatório.

Produtos alimentares mais saudáveis são os iogurtes… mas nem todos

Os iogurtes são são os que apresentam maior percentagem de produtos com características nutricionais dentro dos valores-limite dentro da Lei, podendo ser publicitados a crianças. Mesmo assim, só menos de um terço dos iogurtes avaliados cumprem a legislação. Por nutrientes, valores-limite mais frequentes de serem excedidos variam conforme a categoria de alimentos.

Nas bolachas e biscoitos, o excesso é encontrado no valor energético, no qual todos os produtos avaliados revelaram excesso de quilocalorias;
Nos ácidos gordos saturados, os maiores desequilíbrios estão nas batatas fritas e nos snacks (92,4% não cumprem os limites) e também o sal existe em excesso nestes alimentos;
O açúcar em quantidade superior ao recomendado foi encontrado em 96,8% dos leites aromatizados, em 73,1% dos refrigerantes, em 72,4% dos cereais de pequeno-almoço e em 60,3% dos iogurtes.

LEIA TAMBÉM
João Baião ensina receita de doce de fruta ideal para as tardes quentes

As 3 dicas de Isabel Silva

As dicas de Isabel Silva passam por produtos biológicos, exercício físico e alimentação diversificada e equilibrada

1. Produtos biológicos
Isabel Silva considera ser uma mais-valia investir em alimentos mais ricos, «aquilo que colocamos no organismo, para prevenir doenças».

2. Exercício físico
Além de uma alimentação saudável, Isabel é extremamente focada na prática de atividades desportivas. É fã de corridas de atletismo e pratica-as diariamente sozinha ou com amigos.

3. Prato perfeito
A apresentadora considera de extrema importância manter uma alimentação diversificada. Por isso, privilegia o consumo de legumes, de cereais, de hidratos de carbono e de proteína.

LEIA AGORA
Conheça a dieta do iogurte que dura apenas 3 dias

Impala Instagram


RELACIONADOS