Sabe o que é ser intersexo? 1,7% da população mundial nasce assim

Termo intersexo é utilizado para um grupo de variações congenitais de anatomia sexual ou reprodutiva que não se encaixam perfeitamente nas definições tradicionais de sexo masculino ou sexo feminino.

Sabe o que é ser intersexo? 1,7% da população mundial nasce assim

Intersexo é uma categoria socialmente construída que reflete variação biológica real. Explicando melhor, podemos comparar espectro sexual com o de cores. Não há dúvida que na natureza existem ondas eletromagnéticas que traduzem vermelho, azul, verde. A decisão de distingui-las faz-se quando queremos. Categorias sexuais são simplificadas por macho, fêmea, intersexo. Esta última começa e acaba tal qual azul ou verde para cada um de nós.

Leia depois
Estrela de Ted Lasso revela cargo de gerente na casa de strip do pai
“Nunca foi chato”, diz Brett Goldstein que dá vida a Roy Kent em Ted Lasso. (… continue a ler aqui)

Influenciadora e youtuber Karen Bachini publica vídeo afirmando-se intersexo

Karen Bachini, youtuber e influencer publicou um vídeo onde assume ser intersexo. Conta ter feito exames por se entender como pseudo-hermafrodita feminina. Avançou ainda possuir genitais e órgãos internos referentes a sexo feminino. Mas não produz hormonas femininas. Aos 18 anos, procurou ajuda médica. Tinha ovários e glândula mamária pequenos. À época recebeu diagnóstico de menopausa precoce. Passou por harmonização feminina, com pílula anticoncecional, desconhecendo condição intersexo. Karen Bachini confessa que ao saber realmente o que se passava talvez não tivesse passado pelo procedimento.

ONU estima que 0,05% e 1,7% da população mundial nasce intersexo

A opinião médica varia consideravelmente. Uns acreditam ser necessário ter genitália ambígua. Outros, consideram ser necessário ter tanto tecido testicular quanto ovariano para ser considerado intersexo. Pesquisa da ONU estimou que entre 0,05% e 1,7% da população mundial nasce com características intersexo. Sinais são alterações hormonais, genitais, outras diferenças anatómicas, nascer com códigos genéticos diferentes do padrão. Antigamente, pessoas intersexo eram chamadas de hermafroditas, mas o termo caiu em desuso. Além de ser pejorativo, é associado apenas aos genitais ambíguos ou pessoas que nasciam com os dois sexos, masculino e feminino.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS