Gulato, o segredo mais bem guardado da Comporta

Na Comporta, os chefes gelatières da Gulato, Pedro Machado e Gonçalo Diniz, continuam a criar novidades e a dinamizar a oferta turística desta região costeira do Alentejo.

Gulato, o segredo mais bem guardado da Comporta

Na Comporta, os chefes gelatières da Gulato, Pedro Machado e Gonçalo Diniz, continuam a criar novidades e a dinamizar a oferta turística desta região costeira do Alentejo.

Para quem é residente ou conhece bem a região, a geladaria Gulato já faz parte do roteiro, e paragem obrigatória, de prazeres gastronómicos da Comporta. Mesmo assim, os chefes gelatières não baixaram os braços. Pedro Machado e Gonçalo Diniz continuam a criar novidades e a dinamizar a oferta turística desta região costeira do Alentejo. A charmosa esplanada, ampliada neste ano, está ainda mais agradável, com mais sombra, mais lugares sentados e uma floresta de bambu negro no meio de uma mesa monumental de madeira.

Agora, também se servem taças magníficas, waffles tentadores e gulosos crepes com gelado. Para quem tem fome de comida, servem-se crepes salgados – com particular destaque para o requintado gelado de queijo roquefort. No entanto, talvez a maior novidade para este verão sejam os Gulitos: palitos de gelado artesanais com decorações diferentes e divertidas a que os miúdos já aderiram.

Para os sabores-estrela deste verão, a Gulato aposta, entre outros, no Amendoim Choco-Melo (delírio triplo de amendoim, chocolate e caramelo), no Siciliano (limão cremoso com manteiga de pistachio) e no Chocolate Peruano Melgão (com chocolate alentejano melgão, intenso e delicado).

Gulato disponibiliza mais de 30 sabores em take-away

Esta deve ser das poucas geladarias do País (quiçá a única) com oferta rotativa de mais de 30 sabores pré-embalados para take-away todas as semanas. Pode encontrar-se sempre os clássicos, como Caramelo Salgado, Sorbet de Morango ou Pistachio com Flor de Sal. Outros sabores mais aventureiros – como Chai Cardamomo, Banoffee Pie, Alecrim com Mel & Limão ou Mascarpone com Mel, Amêndoas Caramelizadas & Alperce Seco” – surgem de forma mais pontual. Finalmente, agora também é possível levar para casa os já famosos brownies Gulato, que se derretem na boca, em caixas de 6 unidades. Para quem prefere ficar na órbita da Capital, a opção é saborear um Gulato na PizzaGira, em Santos, na Madalenas, no Restelo, e, em breve, na Quinta do Saloio, no Estoril.

Um pouco da história

The partners_resized Gulato
Pedro, Ana e Gonçalo, sócios da Gulato, na Comporta

Em 2018, Pedro Machado e Gonçalo Diniz trocaram décadas de vida em Londres pela Comporta. Vieram de moto, a viajar por alguns meses pela Europa. E, no caminho, pararam em Itália para estudar a fina arte de produção artesanal do gelato premium italiano. Em 2019, abriram a Gulato, um pequeno laboratório para confecção de Gelato Artesanal tipo italiano na Comporta, que se mantém como a única unidade de confecção de gelados artesanais na Costa Azul.

No primeiro ano, vendiam os gelados em triciclos pelas ruas das vilas, enquanto à noite se dedicavam a confeccionar as mais saborosas criações. Hoje, com uma nova sócia e dois anos de sucesso, já abastecem vários hotéis, lojas e restaurantes na região e na Grande Lisboa. Da lista crescente de clientes fazem parte a Sonae Tróia, o Sublime Comporta Hotel, o CostaTerra Clube (em Melides), a PizzaGira (em Lisboa), a Quinta do Saloio (no Estoril) e a Espumantaria Gomes (na Comporta), entre muitos outros.

Impala Instagram


RELACIONADOS