Estar no ginásio enquanto conduz? Com este carro é possível [vídeo e fotos]

Para quem conduz muito durante o dia e não tem tempo para o exercício físico, árabes e holandeses tem um carro que pode ser a solução.

Já pode estar a queimar calorias enquanto está ao volante, leu bem. E os passageiros também podem ficar em forma. Tudo graças ao FitCar PPV, um automóvel que é, nada mais nada menos, que um Audi A4 Avant 2.0 TFSI, mas com uma caixa de velocidades automática cujo pedal do acelerador são uns pedais, tal como uma bicicleta. Para travar, também não há o pedal convencional, mas sim um mecanismo manual localizado no lado direito do volante.

LEIA MAIS: Modric ganha a Ronaldo o prémio de melhor do Mundo

Como isto é possível? Enquanto o condutor pedala para fazer o carro andar, há um sinal eletrónico que convoca o acelerador. O automóvel foi concebido na Arábia Saudita pelo empresário Nasser Al Shawaf, em conjunto com a fabricante BPO, da Holanda. A ideia veio chegou à mente do árabe de forma simples.

«Trabalho em muitas cidades no mundo onde um viagens diárias de mais de 60 minutos para cada lado não são incomuns. É uma forma muito pouco saudável de gastar duas horas cada dia. Por isso, tive a ideia do FitCar – que faz exatamente o mesmo de qualquer carro convencional – levando-nos em segurança do ponto A ao B, mas em que se pode fazer exercício enquanto se conduz», contou o árabe.

O mecanismo peculiar deste automóvel permite queimar 300 calorias a cada meia hora.

É o primeiro automóvel no mundo a fazer isto, excepto quando estiver no interior de um carro muito quente em época de calor. «Estamos cada vez mais empobrecidos em matéria de tempo e pouco em forma, pelo que o FitCar proporciona, pelo menos, uma solução para estes dois problemas para aqueles que desejam exercitar-se mais, mas que não têm tempo para isso», referiu Nasser Al Shawaf.

Com os pedais a apoiar a movimentação do veículo na via, o FitCar PPV tem três modos de condução. o ‘Drive Slow’ para deslocações a baixa velocidade, o ‘Drive Fast’ para viagens mais rápidas e um outro, denominado ‘No Drive’, que funciona como uma espécie de ponto morto em que pode continuar a pedalar mas sem sair do lugar.

O peso e resistência do pedal pode ser ajustada para aumentar ou diminuir a dificuldade do exercício. O carro aguarda autorização de patente para poder ser utilizado em estrada por toda a União Europeia.

Segundo os especialistas, pedalar tem vários benefícios. Melhora a saúde do seu coração pois reduz o colesterol e o risco de enfarte. Melhora as suas costas, estimulando os músculos das vértebras dorsais e reforça os joelhos.

Veja o carro nas fotos da galeria e no vídeo abaixo:

LEIA MAIS: Engarrafamentos sem sentido? A Ford dá uma séria sugestão

Fotos e vídeo: Reprodução MotorWard

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Estar no ginásio enquanto conduz? Com este carro é possível [vídeo e fotos]

Para quem conduz muito durante o dia e não tem tempo para o exercício físico, árabes e holandeses tem um carro que pode ser a solução.