Garrafas de água reutilizáveis têm mais bactérias do que assento da sanita

As garrafas de água reutilizáveis tornaram-se populares durante os vários confinamentos. Porém, escondem muitos perigos.

Garrafas de água reutilizáveis têm mais bactérias do que assento da sanita

Um novo estudo chegou a uma descoberta perturbadora sobre as garrafas de água reutilizáveis. Um estudo recente da Walter Filter Guru descobriu que estas garrafas ​​podem ter 40 mil vezes mais bactérias do que o assento de uma sanita. Para chegar a esta conclusão, os investigadores tiraram amostras de diferentes garrafas de água três vezes cada e encontraram dois tipos de bactéria: gram-negativos e bacilos. As primeiras podem causar infeções cada vez mais resistentes a antibióticos. Já certos tipos de bacilos podem resultar em problemas gastrointestinais.

Leia ainda
Saiba por que está a limpar a sua garrafa de água de forma errada
Se utiliza uma garrafa de água reutilizável é bem provável que a esteja a limpar de forma errada, o que aumenta o risco de desenvolvimento de germes. (… continue a ler aqui)

Além disso, em comparação com outros objetos domésticos, o quadro é igualmente preocupante. Têm duas vezes mais germes do que o lavatório da cozinha,  quatro vezes mais do que um rato de computador e 14 vezes mais do que o bebedouro de um animal de estimação. “A boca humana é o lar de um grande número e variedade de diferentes bactérias”, explicou o microbiologista molecular do Imperial College London, Dr. Andrew Edwards. “Não é surpreendente que os recipientes para beber estejam cobertos de micróbios.”

E embora as garrafas possam servir como um terreno fértil para um grande número de bactérias, o microbiologista da Universidade de Reading, Dr. Simon Clarke, alertou que “não é necessariamente perigoso”. “Nunca ouvi falar de alguém que ficou doente por causa de uma garrafa de água. Da mesma forma, as torneiras claramente não são um problema: quando ouviu dizer pela última que alguém ficou doente por beber água da torneira? É provável que as garrafas estejam contaminadas com as bactérias que já estão na boca das pessoas”, conclui.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS