Conheça as frutas que soltam e prendem o intestino

A prisão de ventre afeta muitas pessoas que recorrem a todo o tipo de fruta para tentar soltar os intestinos, mas não é bem assim. Saiba as oito frutas que soltam o intestino.

Conheça as frutas que soltam e prendem o intestino

A prisão de ventre afeta muitas pessoas que recorrem a todo o tipo de fruta para tentar soltar os intestinos, mas não é bem assim. Saiba as oito frutas que soltam o intestino.

Distúrbios intestinais são muito comuns, pois cada organismo humano é diferente. A solução para regularizar o trânsito intestinal passa por ingerir frutas, mas não em grandes quantidades, como qualquer outro alimento. No entanto, há as que pode consumir diariamente e que contribuem favoravelmente para o intestino. Há frutas com as quantidades recomendadas de fibra e água. O trânsito intestinal vai acelerar e a formação de fezes vai normalizar. A fruta também o irá deixar mais saciado, tanto como comer um prato de comida, e contribui para o emagrecimento. Pode ingerir estes alimentos à mão, mas também em sumos naturais ou em saladas de fruta. Bebés e grávidas também podem consumir.

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Conheça as frutas que soltam o intestino

Laranja

As laranjas podem hidratar o intestino e regularizar a produção de fezes. São normalmente sumarentas e são ricas em fibras. Uma laranja costuma ter 2,2 gramas de fibras, mais até do que uma fatia de pão integral. Todavia, muita atenção pois não pode espremer a fruta para fazer sumo até porque toda a fibra vem essencialmente da casca da laranja.

Banana

Muitos dizem que a banana prende o intestino, mas esta fruta é rica em fibras e logicamente, ajuda à soltura deste órgão. Para o seu organismo recolher os melhores benefícios da banana deve consumi-la bem madura, dizem os especialistas, pois é nesse estado em que o alimento está com as fibras mais apuradas.

Em antítese, se estiver com problemas intestinais como diarreia, deverá comer a banana ainda meia verde, para as fibras de facto prenderem o intestino.

Figo

Estudos dizem que duas unidades de figo fresco têm cerca de 1,8 gramas e apenas 45 calorias. Ora, estamos perante um alimento que o pode deixar facilmente saciado e sem fome durante algumas horas. Se comprar figos secos, não compre com adições de açúcar.

Ameixa

A ameixa é também rica em fibras, tanto no estado fresco ou desidratado. Cada unidade de ameixa preta tem cerca de 1,2 g de fibras, além de fornecer fósforo, potássio e vitaminas do complexo B para o organismo. Se comprar ameixas secas também deve verificar nas embalagens a quantidade de açúcar que contém.

Pêra

Comer pêras com casca é realmente positivo para o seu intestino. Têm cerca de 3 gramas de fibras e 55 calorias e deve consumi-la 20 minutos antes de cada refeição. Com isso, as fibras vão reagir nos intestino, deixá-lo saciado e ajudar a comer a quantidade correta na refeição seguinte.

Acerola

100 gramas de acerola por dia, não sabe o bem que lhe fazia. Cada quantidade desta fruta tem 1,5 gramas, 33 calorias e alto índice de vitamina C (12 vezes mais que uma laranja ou limão).

Abacate

O abacate tem um número impressionante de 6 gramas em cada 100g desta peça de fruta. Tem gorduras positivas para o organismo, regula os níveis de colestrol e permite uma circulação favorável das fezes no organismo.

Kiwi

Cada kiwi tem qualquer coisa a rondar as 2 gramas de fibras e 40 calorias e é uma fruta a escolher para emagrecer. Têm altos níveis de antioxidantes,  a quantidade recomendada de vitamina C por dia a um adulto, bem como previnem doenças e melhora o estado da sua pele.

Frutas que prendem o intestino

Maçã, pêra sem casca, goiaba e banana (muito verdes) são frutas que causam prisão de ventre. Quem costuma ter este tipo de problemas intestinal, muito por culpa da genética, deve evitá-los e manter uma alimentação saudável rica em fibras. Para combater a prisão de ventre, para além de comer as frutas que mencionámos, deve também:

  • – Consumir frutas sumarentas e com casca sempre que possível, pois são ricos em fibras;
  • – Tentar consumir legumes crus, pois têm maior poder para acelerar o trânsito intestinal;
  • – Preferir alimentos integrais, como arroz, farinha de trigo, macarrão e bolachas integrais;
  • – Consumir sementes como chia, linhaça e gergelim em sumos, saladas e iogurtes;
  • – Beber pelo menos dois litros de água por dia, pois ela ajuda na formação das fezes juntamente com as fibras e ainda hidrata o intestino, permitindo que as fezes caminhem com mais facilidade no tubo intestinal.

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