A performance vigorosa em reta ou em curva do novo Ford Focus ST

Ford Focus ST 2.3 EcoBoost de 5 portas alcança os 100 km/h em 5,7 segundos, proporcionando maior poder de aceleração do que o RS da anterior geração.

Doze por cento mais potente. Doze por cento mais rápido. A Ford acaba de desvendar que o novo Ford Focus ST de 5 portas cumpre a reprise dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, sendo 0,8 segundos mais rápido do que o modelo da anterior geração. Alimentado por um bloco EcoBoost a gasolina de 2,3 litros e 280 cv – mais 30 cv do que o anterior Focus ST – esta nova proposta também consegue ser mais rápida a acelerar do que a da geração anterior do aclamado Focus RS. Aplicada ao turbocompressor, a tecnologia do tipo twin-scroll contribui para um valor de binário líder do segmento, de 420 Nm, numa resposta mais imediata às solicitações do acelerador, enquanto um inovador sistema anti-lag garante uma entrega mais imediata da potência. A capacidade de passagens de caixa a partir da transmissão de 6 velocidades e o Launch Control* também permitem optimizar a performance em arranque parado.

Conheça TAMBÉM a Focus ST Station Wagon
1.5 de 120 cv automática: bela sem senão

Novo Focus ST taco-a-taco com o lendário RS

«O novo Focus ST é muito mais do que simples velocidade em linha reta, demonstrando a capacidade de estar ‘taco-a-taco’ com o agora lendário Focus RS num sprint de quarto de milha, sendo demonstrativo do quanto a equipa da Ford Performance elevou a fasquia nos últimos quatro anos», afirma Leo Roeks, diretor da Ford Performance, na Europa. «Inspirámo-nos no supercarro Ford GT, na pick-up F-150 Raptor, no Ford Mustang e no Fiesta ST para desenvolver um ST capaz de nos dar um ‘soco’ nas costas no preciso momento em que se pisa o pedal do acelerador.» O turbocompressor twin-scroll de baixa inércia do bloco 2.3 EcoBoost do ST gere com maior eficácia os gases de escape, optimizando a energia transferida para a turbina, produzida em maior volume e com uma maior e mais rápida entrega da pressão. Os canais de escape separados transferem as pressões de gases dos cilindros 1 e 4 e dos cilindros 2 e 3, minimizando a interferência do impulso, gerando um fluxo consistente de energia.

Performance aprimorada do motor

Por seu turno, a tecnologia anti-lag mantém, eletronicamente, o acelerador aberto até 3 segundos após o condutor aliviar o pedal do acelerador, compensando a inversão do fluxo de ar do turbocompressor, mantendo a velocidade de rotação do compressor. Com o turbocompressor preparado para uma resposta imediata e mantendo uma pressão positiva no colector de admissão, quando o acelerador está aliviado, a inovadora tecnologia permite a retoma mais rápida do impulso da pressão e combustão optimizada quando o condutor volta a pressionar o acelerador. Para além disso, uma válvula waste-gate do turbocompressor, actuada eletronicamente, permite controlo mais preciso das pressões do turbo para uma aprimorada performance do motor.

Transmissão de 6 velocidades manual

A capacidade flat-shift, de passagens de caixa com o acelerador pressionado, também pode ajudar na entrega de potência em acelerações a partir de arranques parados, emulando automaticamente o sistema anti-lag e mantendo o acelerador aberto quando o condutor alivia a embraiagem nas passagens da caixa, esta de manuseamento curto, numa transmissão de 6 velocidades manual, maximizando a resposta do turbocompressor. Uma luz indicadora da mudança de velocidade permite aos condutores conhecerem o ponto ideal para essas passagens de caixa, podendo ser activado o Launch Control para maximizar a aderência fora das linhas ideais, para arranques parados mais consistentes.

Capacidade para abordar curvas optimizada por diferencial autoblocante electrónico

A velocidade em linha recta do novo Focus ST vê-se acompanhada pela sua capacidade em abordar curvas, optimizada por recurso a um diferencial autoblocante electrónico, inédito na Ford para um modelo de tracção dianteira. Incorporado nas transmissões de 6 velocidades (manual) e 7 velocidades (automática), disponíveis com o motor EcoBoost de 2,3 litros, o sistema recorre a embraiagens activadas hidraulicamente para redistribuir até 100 por cento do binário disponível à roda com maior poder de tracção, neutralizando a patinagem das rodas. Tal resulta em maior agilidade e numa redução significativa de subviragem durante a aceleração, em curva e na saída das mesmas. Mais rápido a actuar e oferecendo uma maior precisão do que um diferencial autoblocante mecânico tradicional, o sistema pode pré-ajustar a distribuição de binário, recorrendo aos inputs da mecânica, obtidos a partir de sensores de dinâmica, e pode aplicar um gradual bloqueio do diferencial para melhor afinar a performance.

Suspensão com controlo contínuo de amortecimento

Adicionalmente, as versões de 5 portas do Focus ST integram uma sofisticada tecnologia CCD (Controlo Contínuo de Amortecimento) da Ford que continuamente monitoriza os inputs da suspensão, carroçaria, direcção e travagem, fazendo-o a cada 2 milissegundos, ajustando o amortecimento para uma dinâmica de condução de maior qualidade. O sistema possui três níveis de amortecimento pré-estabelecidos que apoiam os Modos de Condução do Focus ST: um para os modos Slippery/Wet, Normal, um segundo para o modo Sport e outro para o modo Track, que quase duplica a resistência de carga vertical de modo Sport. O Focus ST também oferece potência de travagem maior do que a da geração anterior do Focus RS, integrando, à frente, discos de 330 mm e pinças de dois pistões, com um diâmetro de 44 mm. O sistema de travagem garante uma sensação de toque no pedal mais conectada, mais confiante e mais consistente, apoiada por um sofisticado Electric Brake Booster que gera uma pressão de travagem mais rápida e, no modo Track, pode optimizar ainda mais a potência de travagem em cenários de travagem com forças G iguais ou superiores a 0,7 pontos.

Novo ST automático disponível após o verão

O novo Focus ST está disponível, a partir do lançamento, em versões de 5 portas e Wagon, equipados com blocos de 280 cv (EcoBoost de 2,3 litros a gasolina) e 190 cv (EcoBlue de 2,0 litros diesel) associados a transmissões manuais de 6 velocidades. As variantes de 5 portas e Wagon com motor 2,3 EcoBoost e caixa automática de 7 velocidades serão introduzidas no próximo Outono.

A performance vigorosa em reta ou em curva do novo Ford Focus ST

Impala Instagram


RELACIONADOS