Festivais de Verão são prejudiciais para a saúde! Perceba porquê

Os festivais estão à porta, as longas horas em pé e as mochilas às costas já se tornaram um hábito. Mas que efeitos causam à nossa coluna?

Festivais de Verão são prejudiciais para a saúde! Perceba porquê

Os festivais estão à porta, as longas horas em pé e as mochilas às costas já se tornaram um hábito. Mas que efeitos causam à nossa coluna?

A época dos festivais de Verão já começou e com ela trazem muitas horas de animação mas também de cansaço.

Muitas horas seguidas numa postura estática podem representar um aumento de 40 a 70 por cento do risco de desenvolver problemas de coluna.

Por isso, deixamos-lhe sete dicas práticas para aproveitar ao máximo os festivais de Verão… sem consequências para as suas costas!

1. Exercite os pés

Os exercícios para os pés são importantes para aliviar a tensão e as dores, nomeadamente os alongamentos das pernas.Alterne o apoio dos pés, mantendo um pé esticado e outro ligeiramente dobrado. Essa postura irá ajudar diminuir a sobrecarga nas estruturas da coluna.

2. Escolha bem o calçado

Muitas vezes, o calçado é escolhido apenas em função da sua beleza e não pelas funções que desempenha. A nossa coluna precisa de um apoio consistente e seguro para não sofrer lesões e o calçado é determinante nesta matéria. Escolha sempre o mais confortável.

3. Faça alongamentos 

Estique os braços e espreguice. Acima de tudo, não abuse das “mãos no ar”. A repetição do movimento pode gerar desconforto ao nível da cervical. Procure, também, sentar-se de vez em quando.

4. Escolha bem o tipo de mochila

Utilize mochilas de dupla alça para garantir um bom apoio nas costas. Tenha também atenção à forma como os objetos são organizados dentro da mochila – os itens mais pesados e de maior dimensão primeiro e de forma central. Evite colocar peso desnecessário.

5. Hidrate-se

Deve beber água em todos os momentos. A ingestão de líquidos não-alcoólicos ajuda a prevenir cãibras e a garantir que todos os músculos estão a trabalhar correctamente.

6. Cuidado com as cavalitas

Pense duas vezes antes de subir às cavalitas de alguém. O excesso de peso sobre os ombros e na região cervical pode provocar lesões.

7. Se for acampar

Procure ter um colchão confortável mas também leve. Encontre um chão com o mínimo de irregularidades e leve a sua almofada de casa.

 

 

 

 

Veja mais aqui! www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS