Estes são os alimentos que não deve aquecer no micro-ondas

Aproveite o micro-ondas para evitar desperdícios alimentares , mas tenha atenção aos alimentos que não deve aquecer neste aparelho.

Estes são os alimentos que não deve aquecer no micro-ondas

A nutricionista Catarina Sofia Correia explica a forma como as ondas eletromagnéticas do micro-ondas influenciam os alimentos e quais os produtos que não se deve aquecer no mesmo.

O micro-ondas afeta os valores nutricionais dos alimentos, bem como todos os métodos de confeção que utilizam calor. Como este aparelho é um dos que, por norma, exige menos tempo de cozedura, é um dos melhores métodos para reaquecer a comida e, assim, preservar os alimentos.

Outra vantagem que o micro-ondas é que a temperatura que atinge, normalmente não ultrapassa os 100ºC, o que diminui o risco de formação de compostos nocivos.

Mas apesar destas vantagens, é importante saber quais os alimentos que não devem ser reaquecidos no micro-ondas. Confira-os:

1. Ovo cozido
Ao colocar um ovo cozido no micro-ondas, as radiações podem causar um aquecimento excessivo no interior do ovo que poderá resultar numa explosão do próprio ovo.

2. Leite materno
Não descongele leite materno no micro-ondas. Para além de aquecer o leite de forma desigual, pode retirar proteínas essenciais ao sistema imunitário do bebé.

3. Carne processada
Bacon, salsichas, fiambre e enchidos contém aditivos para terem maior durabilidade e para dar sabor. Quando são expostos às ondas eletromagnéticas, estes alimentos podem desenvolver produtos de oxidação que estão associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Água
Aquecer água no micro-ondas em copos de louça e de vidro pode não ser boa ideia. Este método impede que a água forme bolhas, que contribuem para o arrefecimento da água, e se ficar demasiado quente, o calor pode ser libertado e saltar água a ferver do recipiente.

5. Carne
Não se deve descongelar carne no micro-ondas. O aquecimento da carne é feito de forma desigual – as partes mais finas cozem e as mais grossas continuam congeladas – e nos micro-ondas sem rotação, podem formar-se bactérias.

Além destes cuidados que deve ter em conta, não se esqueça de evitar o uso de plásticos no micro-ondas [a menos que sejam próprios], verifique o tempo adequado para reaquecer cada produto. Sirva os alimentos de imediato e limpe com frequência o micro-ondas.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS