Este fim de semana fuja para… Vila Real

Quem é que não quer fugir para o paraíso do vinho em Portugal? Este fim de semana não tem de sonhar estar numa piscina a beber um copo de vinho, porque em Vila Real, é mesmo isso que acontece

Este fim de semana fuja para… Vila Real

Quem é que não quer fugir para o paraíso do vinho em Portugal? Este fim de semana não tem de sonhar estar numa piscina a beber um copo de vinho, porque em Vila Real, é mesmo isso que acontece

Onde ficar?

Casas de Campo Vila Marim – Junto à pequena vila de Mesão Frio, próximo do rio Douro, surgem como oásis as Casas de Campo de Vila Marim. Neste espaço paradísico, onde apenas os sons da natureza se ouvem, encontrará um refugio perfeito, entre a serra e o rio, para fugir da vida quotidiana. O alojamento conta com 13 casas independentes, rústicas- mas com um toque de modernidade-, com acesso a uma piscina natural exterior. Entre as vinhas e os pomares, tenha todas as comodidades e mordomias por 260 euros por noite (com pequeno almoço incluído).

Solar Quinta da Portela Agro-Turismo – Gastava 100 euros numa noite para esquecer todo o stress, ansiedade e problemas? No Solar Quinta da Portela é exactamente esse o preço para relaxar por completo (com pequeno almoço incluído). Localizado no coração da região vinícola do Alto Douro, a 15 minutos de carro da cidade de Vila Real, encontrará neste solar do século XVIII uma verdadeira pausa do quotidiano. O que diz a um mergulho na piscina depois de um passeio pelas vinhas?

Douro Village Hostel  – Mas, se quer descansar sem ter de dar os olhos da cara, o Douro Village Hostel é a solução ideal para si. Situado no centro da cidade, a partir de 23 euros  por noite viva como sangue azul. Entre várias comodidades conte com uma  moderna cozinha partilhada, quartos em dormitório ou privados e uma espaçosa sala de convívio. Já lhe dissemos que existe um terraço?

Onde comer?

Vale Abrãao – Inserido na cadeia hoteleira Six Senses, este restaurante no Vale do Douro, a 25 minutos de carro de Vila Real, é considerado um dos melhores do país. Saboreie uma memorável experiência gastronómica enquanto contempla uma vista deslumbrante sobre o rio Douro por 50 euros pessoa. Dos pratos típicos da região às surpresas vegetarianas, não deixe de provar Polvo à lagareiro, o Tornedó de vitela, crosta de presunto: puré de topinambur e falso ossobuco e, claro, cometa uma loucura e acompanhe com um dos fantásticos vinhos da carta.

Cais da Villa – Localizado junto à estação de comboios de Vila Real, insere-se num antigo armazém ferroviário o restaurante gourmet Cais da Villa. Com um ambiente que convida a uma boa conversa, o ponto alto da refeição é sem dúvida as especialidades gastronómicas do norte do nosso país. Por 35 euros por pessoa delicie-se com o Pregado no Sauté com Presunto Bísaro, a Posta de Vitela à Caisdavilla ou a Coxa de Pato Confitada.

Chaxoila – Visitar a cidade de Vila Real também é sinónimo de conhecer o seu património gastronómico. Por apenas 12 euros por pessoa, o Chaxoila é um dos restaurantes mais antigos da cidade. Com as portas abertas há 63 anos, este restaurante traz um toque de modernidade aos pratos mais típicos da cozinha transmontana.

O que visitar?

Para além de um bom passeio obrigatório pelo centro da cidade de Vila Real, o distrito em si (de Vila Real), tem vários pontos a não esquecer.

Já conhece a cidade de Chaves? Caracterizada pelo seu ambiente medieval e palaciano, sinta-se realeza no centro de uma das cidades mais charmosas de Portugal. Tire um dia para explorar e passe pela Ponte Romana de Trajano a caminho do Castelo de Chaves. Construída entre o final do século I e o início do século II d.c., esta ponte que atravessa o Rio Tâmega -e grande parte da história do nosso país- é um dos legados melhor conservado da civilização romana, em Portugal. Edificado para proteger a fronteira com Galiza, pensa-se que o Castelo de Chaves seja pré-romano. Com um lindíssimo jardim em torno, entre nos mistérios do passado neste monumento nacional.

Há quanto tempo não se cultiva? Fugindo dos programas mais tradicionais vale a pena visitar o Museu do Douro e o Ecomuseu de Barraso. Situado em Peso da Régua, o Museu do Douro é o local perfeito para conhecer tudo o que há para saber sobre a vitivinicultura duriense. Fique um expert em vinho do Porto e compre uma garrafinha na loja do museu à saída. O Ecomuseu de Barraso tem como objectivo ser uma memória viva da identidade colectiva da cultura portuguesa. Localizado no planalto barrosão, este museu preserva várias tradições e rituais da região. Deixe-se viajar pela história e raízes nacionais de uma forma muito interactiva.

Mas, vamos ao que interessa! Quais são as atividades que não pode mesmo deixar de fazer quando estiver em Vila Real? Fazer um cruzeiro pelo rio Douro e participar numa degustação de vinho com visita às vinhas e adegas de uma quinta típica da região.

Para ver o Douro como nunca, sugerimos que descubra a experiência perfeita para si através do Douro Valley Experience e para uma tarde inesquecível, recomendamos os programas de uma das mais famosas e antigas (1896) quintas vínicas do Douro: Quinta do Bomfim.

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS