É possível atrasar avanço da artrose? Ortopedista explica

A artrose é uma doença que pode ter níveis mais leves ou chegar até um estágio crítico de desgaste onde a cirurgia é recomendada

É possível atrasar avanço da artrose? Ortopedista explica

É possível atrasar avanço da artrose? Ortopedista explica

A artrose é uma doença que pode ter níveis mais leves ou chegar até um estágio crítico de desgaste onde a cirurgia é recomendada

A artrose é uma doença que pode ter níveis mais leves ou chegar até um estágio crítico de desgaste onde a cirurgia é recomendada. O médico ortopedista, especialista em quadril e cartilagem, David Gusmão, explicou que dependendo do estilo de vida do paciente e algumas outras questões, o seu avanço pode ser “desacelerado”.

Verdade ou mito: Os pés encolhem com a idade?
É verdade que os pés diminuem de tamanho com a idade? Ou, pelo contrário crescem? este artigo desfaz o mito e explica porquê (…continue a ler aqui)

Controle do peso

O médico afirmou que as pessoas acima do peso têm o chamado efeito metabólico pró-inflamatório. “O problema não é só a carga para as articulações, mas o excesso de gordura que contribui para as inflamações articulares.

Reforço muscular

O ortopedista afirmou que “o reforço dos músculos que envolvem a articulação, ajudam a não sobrecarregar a área
atingida pela artrose, principalmente a do quadril. Com impacto menor, maior a preservação.”

Suplementos fitoterápicos

David Gusmão contou que, diferentemente do perfil dos suplementos “comuns”, os fitoterápicos são naturais e não apresentam contraindicação do seu uso e são de fácil acesso. “Alguns deles são: cúrcuma, extrato de gengibre, boswellia e casca de salgueiro”, afirmou.

A artrose

A artrose do quadril é uma doença que ocorre principalmente devido ao processo natural de envelhecimento, que provoca o desgaste da articulação do quadril. Entretanto, é possível ver casos onde a patologia é diagnosticada em mais de um membro da mesma família, situação que gera a dúvida de se a artrose possui alguma relação direta com os genes herdados dos pais.

O surgimento de doenças articulares como a artrose também pode estar relacionado a outras patologias: “outro caso são algumas doenças sanguíneas que podem causar osteonecrose, que consiste na morte de um segmento ósseo causada pela perda de suprimento de sangue”, explica o Dr. David Gusmão. “Também existem algumas doenças do colágeno e doenças reumatológicas que são transmitidas geneticamente e podem gerar artrose”, pontua.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS