Dormir com ou sem meias. Uma das opções é melhor para a sua saúde

Dormir com ou sem meias. Uma das opções é melhor para a sua saúde

Dorme com ou sem meias? É que alguns cientistas têm considerações a fazer sobre o assunto

Mito desfeito. O melhor mesmo é dormir com meias. Alguns cientistas vêm agora dizer esta é uma forma de melhorar a qualidade do seu sono. Mas como? Para dormir, o nosso corpo precisa que a temperatura central diminua entre 0,5ºC a 0,8ºC. Só assim o cérebro vai perceber que são horas de ir para a cama, explica à BBC  Francisco Puertas, neurofisiologista e membro da Sociedade Espanhola do Sono.

LEIA MAIS: Pai lança recém-nascida de precipício porque queria um rapaz

«Para isso precisamos de dilatar os vasos sanguíneos das mãos e dos pés, para aumentar a circulação nessas regiões e permitir perder calor», explica Puertas. Mas esta opinião é partilhada por outros especialistas. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos  também acredita que o uso de meias ajuda na hora de ir dormir.

Uso de meias tem «efeitos positivos na qualidade do sono»

Algumas pesquisas têm mostrado que «quanto mais vasodilatação há nas mãos e nos pés, menos tempo se leva a adormecer», escrevem no site. De acordo com um artigo publicado em abril no Journal of Physiological Anthropology, o uso de meias teve «efeitos positivos na qualidade do sono» em seis jovens que participaram num estudo sobre o assunto. O tempo que levaram a adormecer diminuiu, dormiram mais tempo e acordaram menos vezes durante a noite.

LEIA MAIS: A nova solução que a Internet tem para acalmar ou dormir. Eis o «ASMR»

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS