As melhores 5 dicas para um regresso às aulas mais tranquilo

O regresso às aulas é um grande momento e representa sempre um recomeço, o que significa que pode ser simultaneamente nostálgico, emocionante e gerar ansiedade.

As melhores 5 dicas para um regresso às aulas mais tranquilo

O regresso às aulas é um grande momento e representa sempre um recomeço, o que significa que pode ser simultaneamente nostálgico, emocionante e gerar ansiedade.

Todos os anos, depois das férias, o regresso às aulas é um grande momento e representa sempre um recomeço, o que significa que pode ser simultaneamente nostálgico, emocionante e gerar ansiedade. Os pais orgulhosos por fora e com o coração nas mãos por dentro deixam os filhos na escola e seguem a sua rotina. No sentido de tornar este dia o mais calmo possível e sem imprevistos, há comportamentos importantes que devemos ter em mente: conversar, alinhar horários, preparar o material, preparar a rotina e, acima de tudo, manter a calma.

As 5 dicas para um regresso às aulas mais tranquilo

1- Conversar

Conversar com os filhos para perceber o que estão a sentir pode parecer banal, mas é essencial para obter várias informações importantes

O começo ou recomeço da vida escolar é um momento muito importante para as crianças e é vivido de formas diferentes por cada uma delas. Conversar com os filhos para perceber o que estão a sentir pode parecer banal, mas é essencial para obter várias informações importantes acerca da relação deles com a escola, com os colegas e com os professores e podem ser revelados medos e angústias importantes de desmistificar ou gerir as expectativas.

2 – Alinhar horários

É muito importante deixar definidos horários para depois da escola, como as horas para os trabalhos de casa ou as atividades extracurriculares

Apesar de nas férias o cumprimento de horários não ser tão rígido tanto para adultos como para crianças, é muito importante, algumas semanas antes de as aulas começarem, ir alinhando os horários para que no primeiro dia sono e preguiça não sejam mais um fator desestabilizador, já que este dia já terá demasiadas emoções à mistura. Além disso, é muito importante deixar também já definidos horários para depois da escola, como as horas para os trabalhos de casa ou as atividades extracurriculares.

3- Preparar o material

Personalize etiquetas criando também um bom momento de partilha com os mais novos

Levar os filhos a comprar o material escolar, para além de um bom momento familiar, ajuda a que as crianças se vão mentalizando para a nova temporada que aí vem. Ajudar na escolha dos materiais faz com que se entusiasmem e criem apreço pelo que é delas. Personalize etiquetas criando também um bom momento de partilha com os mais novos e garantindo que os items escolares são todos identificados e para que não se percam tão facilmente.

4- Preparar a rotina

Inscrever as crianças no ATL antes do início das aulas pode ser uma mais-valia. Assim, no primeiro dia, a carga emocional é menor

Antes de as aulas começarem, pode sempre levar a criança à porta da escola. Explicar qual será o caminho, quanto tempo demora e que, naquele recreio, irá brincar muito e fazer muitos amigos. Se fizer sentido para a dinâmica familiar, inscrever as crianças no ATL antes do início das aulas pode ser também uma mais-valia. Assim, no primeiro dia, a carga emocional é menor e já existe uma ligação com o espaço, as regras e os colegas.

5- Manter a calma

Manter a calma faz com que os filhos também se sintam mais calmos e encarem o momento como algo positivo

Este é um dia de grande importância, tanto para crianças quanto para pais. Se é mãe ou pai de primeira viagem, é normal que sinta ainda mais ansiedade. Separarmo-nos dos nossos filhos pode ser um processo doloroso para ambos e deve ser encarado com a maior leveza possível. Manter a calma faz com que os filhos também se sintam mais calmos e encarem o momento como algo positivo. Também para os pais pode ser importante esta definição de horários prévio, no sentido de sentirem que tudo está controlado e bem encaminhado.

Impala Instagram


RELACIONADOS