Qual é o dia certo para montar árvore de Natal em 2018?

Cada família é livre de enfeitar a árvore de Natal quando quiser. Mas há um dia certo para fazê-lo.

O dia certo para montar a árvore de Natal, de acordo com a tradição cristã, existe. Tem razão de ser. Naturalmente, cada família é livre de enfeitar a árvore quando quiser, mas há um dia certo para fazê-lo. Independentemente de as vermos reluzentes cada vez mais cedo em centros comerciais, shoppings e lojas… Fazem-no, claro, como intuito comercial de atraírem clientes…

LEIA MAIS: NATAL: 7 opções para brindar na consoada

Porém, a data correta tem relação com o chamado Advento, que este ano ocorre no dia 2 de dezembro, um domingo, como sempre. «De acordo com a liturgia católica, a árvore de Natal deve ser montada durante o primeiro domingo do tempo do Advento. O Advento é a preparação para a solenidade do Natal, data da celebração do nascimento de Jesus Cristo, a primeira vinda do filho de Deus ao reino dos homens. Em 2018, a data cai no dia 2 de dezembro», explica o teólogo Robert Rautmann.

O dia para enfeitar a árvore de Natal é também a ocasião «para explicar às crianças que o homenageado não é o Pai Natal»

No ano passado, a data para montar a árvore de Natal calhou a 3 de dezembro, domingo. Em 2016, a 27 de novembro, também domingo. Mas porquê domingo? «Por ser o dia para unir a família, e enfeitarem a árvore juntos, com as crianças, para elas guardarem a recordação para sempre. É o momento ideal para ensinar-lhes que o grande homenageado não é o Pai Natal.» Trata-se, na verdade, «do aniversário de Jesus Cristo, que nasceu há 2018 anos e deixou a sua mensagem de paz, de amor e de união na Terra».

LEIA MAIS: Seleção Nacional de Futebol lança camisolas de Natal para vestir em família

«O Advento é um período especial para o cristianismo. Compreende os quatro domingos anteriores ao dia 25 de dezembro. É durante este período que os cristãos se preparam para a grande festa de Natal, o nascimento de Jesus, e lembram-se, também, de que ele voltará um dia», explica Rautmann, professor de religião.

Qual o dia certo para desmontar a árvore de Natal?

de acordo com a mesma tradição, deve desmontar-se árvore e guardar os enfeites a 6 de janeiro, Dia de Reis. Esta data representa o encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus e marca também o fim do Advento.

LEIA MAIS: Portugueses querem gastar menos em compras de Natal

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS