Dez dicas para cuidar da sua audição

Já alguma vez se deu conta que está a ouvir um pouco pior? Não será propriamente surpreendente, já que a audição se vai degradando ao longo do tempo.

Dez dicas para cuidar da sua audição

Dez dicas para cuidar da sua audição

Já alguma vez se deu conta que está a ouvir um pouco pior? Não será propriamente surpreendente, já que a audição se vai degradando ao longo do tempo.

Já alguma vez se deu conta que está a ouvir um pouco pior? Não será propriamente surpreendente, já que a audição se vai degradando ao longo do tempo. Naturalmente, se notar uma alteração grande, deve consultar o seu médico e inclusive fazer rastreios auditivos regularmente. Deve igualmente adotar alguns comportamentos para prevenir problemas futuros. Alguns são até bem evidentes, nomeadamente os já mencionados rastreios, mas há mais que pode fazer. Tenha em mente que a idade não é o único fator que pode afetar a sua audição. Posto isto, damos-lhe conta de 10 dicas da Minisom para prevenir problemas auditivos.

Cinco coisas que as mulheres adoram no sexo
Há quem defenda que é muito complicado agradar às mulheres no sexo, mas a verdade é que existem várias coisas que elas adoram quando as coisas aquecem.

10 dicas preciosas para cuidar da audição

Limite a exposição a ruídos altos. A exposição frequente e prolongada a sons e ruídos altos ou repentinos deve ser controlada.

Ouça música com moderação. A audição de música em auriculares ou auscultadores deve sempre ser feita com um volume baixo a moderado, que permita ouvir os sons exteriores.

Discotecas, bares e concertos. Só com pausas. Sempre que frequentar locais ruidosos, faça pausas e saia para o exterior para que os seus ouvidos possam descansar. Tente também não estar perto das colunas de som.

Proteja-se no trabalho. Num trabalho com exposição a ruídos por longo tempo, é aconselhado a utilização de protetores ou auscultadores apropriados.

Opte por uma vida saudável. Gestos diários como fazer exercício, reduzir o consumo de álcool e de tabaco e ter uma dieta rica em vitamina B-12 (leite e seus derivados, ovos, fígado, carnes vermelhas, aloé vera, algas ou pólen) é altamente benéfica para o sistema nervoso e também para os ouvidos.

O que fazer na água? Em situações de mergulho ou de desporto náutico, o tímpano deve ser protegido com a utilização de protetores auriculares apropriados. Mergulhar pouco a pouco para evitar a entrada brusca de água no ouvido.

No avião… A descolagem e a aterragem de um avião são momentos críticos para os ouvidos. É necessário a compensação do aumento natural da pressão comendo um rebuçado, mastigando uma pastilha ou simulando a deglutição de alimentos (com o movimento de abrir e fechar a boca). Também é conveniente descongestionar o nariz e beber muita água durante o voo. Em alguns casos, poder ser necessário realizar a manobra de Valsalva.

Atenção a determinados medicamentos. A ingestão prolongada de certos medicamentos, em particular ototóxicos, pode ter impacto na audição. É fundamental a toma de medicamentos unicamente prescritos por médicos, seguindo as indicações corretas de toma.

Faça a correta higiene dos ouvidos. Se desejamos limpar eficazmente os ouvidos, devemos recorrer a difusores de água marinha e não introduzir cotonetes ou outros objetos, pois podem perfurar o tímpano e provocar uma lesão traumática.

Faça um teste auditivo. Deve realizar um exame auditivo regular a partir dos 50 anos ou em caso de algum sinal de problema auditivo (zumbidos, sensação de ouvido tapado, dores nos ouvidos e tonturas) ou mesmo após a cura de uma otite ou qualquer tipo de infeção do ouvido com o objetivo de comprovar se afetou ou não a audição e tomar o quanto antes as medidas adequadas.

Impala Instagram


RELACIONADOS