Saiba como descobrir câmaras ocultas em casas alugadas no Airbnb

Estão proibidas câmaras ocultas em apartamentos do Airbnb, mas existem relatos de hóspedes que as detetam. Saiba como descobrir uma.

Saiba como descobrir câmaras ocultas em casas alugadas no Airbnb

Saiba como descobrir câmaras ocultas em casas alugadas no Airbnb

Estão proibidas câmaras ocultas em apartamentos do Airbnb, mas existem relatos de hóspedes que as detetam. Saiba como descobrir uma.

Uma nova história vem acender a discussão em torno das câmaras escondidas em casas alugadas através de plataformas como o Airbnb. Mateus Bandeira, um publicitário brasileiro, partilhou nas redes sociais a descoberta de uma câmara escondida num apartamento que tinha alugado, através do Airbnb, em São Paulo, Brasil.

Descubra o prazo de validade da roupa interior
Surpreenda-se com o prazo de validade da roupa interior e os motivos pelos quais deverá mudar de cuecas, boxers e soutiens com frequência (… continue a ler aqui)

“Depois de algum tempo no apartamento, lembrei-me de um vídeo que tinha visto recentemente no TikTok sobre câmaras escondidas em espaços alugados. Foi quando pensei em fazer uma inspeção. Liguei a lanterna do telemóvel, direcionei para um ecrã de TV que estava em frente à cama e abaixo dele havia uma espécie de router, com um relógio digital em cima. Pensei que fosse um relógio comum, mas ao direcionar a lanterna do telemovél, fui surpreendido com uma câmara”, explica, em declarações citadas pelo UOL. Depois da descoberta, Mateus Bandeira desligou todos os aparelhos eletrónicos e tapou os mesmos com roupa.

O que diz a política do Airbnb

De acordo com o regulamento do Airbnb, os anfitriões estão obrigados a informar os hóspedes sobre a existência de dispositivos de vigilância que estejam ativos. Bem como se está a decorrer uma gravação naquele momento. Além disso, são proibidos dispositivos de vigilância em áreas como quartos e casas de banho. Caso um hóspede detete uma câmara oculta, sem qualquer menção do proprietário, pode cancelar a mesma e ser reembolsado.

Como descobrir a existência de câmaras ocultas em casas alugadas

Existem alguns truques a que pode recorrer para detetar a existência de câmaras ocultas em casas alugadas. A primeira sugestão é que olhe com atenção para todas as áreas. As câmaras de vigilância mais comuns costumam ter uma dimensão semelhante à de um pulso fechado. Costumam estar colocados no teto, preferencialmente nos cantos. Algo que permite um ângulo de visão maior. Atente também nos fios dos aparelhos da casa até às tomadas das paredes, de modo a eventualmente encontrar algo que tenha escapado à análise visual. A lanterna do smartphone é também uma ferramenta a utilizar pois o brilho da luz poderá refletir na lente de uma câmara oculta.

A outra dica passa pela utilização de um detector de radiofrequência. Este irá mostra um indicador de luz que dispara quando encontra um aparelho que está a trabalhar com sinais de radiofrequência. Ou seja, uma câmara que recorra ao Wi-Fi ou Bluetooth para enviar/receber o vídeo em tempo real poderá ativar o detector. O aspeto menos positivo é que poderá não encontrar câmaras que estejam a gravar sem envio da gravação em tempo real. Neste cenário, a transmissão de sinais não estará a funcionar.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS