Covid-19. Cuidados a ter com os animais e como deve limpar as patas após o passeio

Que cuidados deve ter com o seu animal de estimação e como deve limpar-lhe as patas após o passeio? Veterinárias respondem

Covid-19. Cuidados a ter com os animais e como deve limpar as patas após o passeio

Covid-19. Cuidados a ter com os animais e como deve limpar as patas após o passeio

Que cuidados deve ter com o seu animal de estimação e como deve limpar-lhe as patas após o passeio? Veterinárias respondem

O estado de emergência devido à pandemia Covid-19 permite que os portugueses se dirijam à rua para passear os animais, como cães. Os animais precisam de fazer as necessidades e os donos devem acompanhá-los com todos os cuidados possíveis. Mas, afinal, quando regressa a casa, que cuidados deve ter com o seu amigo de quatro patas? Como o deve limpar para manter o seu lar em segurança?

Estas são as dúvidas de milhares de donos que, mais do que uma vez por dia, saem à rua para passear os seus animais. A revista Nova Gente falou com duas veterinárias e explica os procedimentos aconselhados:

Atenção ao passeio

De acordo com Catarina Marques, responsável dos serviços médico-veterinários ao domicílio Veterinários Sobre Rodas, existem quatro regras essenciais na hora de passear o seu cão:

. Reduza o tempo do passeio e vá sozinho(a)

2. Mantenha a distância de segurança de outros animais e dos respetivos donos

3. Evite festas a outros animais e o convívio entre os amigos de quatro patas

4. À chegada a casa, limpe as patas do seu cão

Como limpar as patas do seu cão?

Quando regressam a casa, é hora de limpar as patas do seu companheiro. Tal como tira os sapatos e despe a sua roupa, deve limpar o seu amigo de quatro patas.

«Na maioria dos casos, lavar bem as patas (incluindo os espaços interdigitais) com água e shampoo apropriado para a espécie é suficiente», explica Catarina Marques.

Marta Delgado Rodrigues, da clínica Vet América, apresenta outra hipótese. «Pode passar com uma toalha turca ou toalhete com água e sabão. São as recomendações da Direção-Geral de Saúde e também se aplicam os nossos animais.» Caso o seu amigo de quatro patas tenha alguma alergia, deverá então usar o shampoo apropriado.

Os cuidados na casa e no prédio

A veterinária aconselha, também, cuidados na entrada da casa e do prédio, neste segundo caso para os donos que vivem em apartamentos. «Os donos podem desinfetar a entrada da casa e do prédio três vezes por dia com lixívia. O ideal será utilizar panos ou toalhitas descartáveis, para poder colocar no lixo logo após a limpeza e evitar a propagação», explica.

Marta Delgado Rodrigues deixa ainda uma mensagem para os portugueses que têm animais de estimação: «Os donos devem ter a mesma atitude com os cães que têm com a família, evitar o contacto próximo, lavar as mãos depois de dar festas, evitar os beijinhos. É tal como com a família, é preciso bom senso».

«Não abandonem os animais»

Por último, a veterinária da Vet América alerta para o abandono dos animais. «Não há necessidade para alarmismos com o coronavírus e os animais. É importante que as pessoas não usem essa desculpa para o abandono», pede.

 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: DR

 

Impala Instagram


RELACIONADOS