Afinal, conduzir de chinelos dá multa ou não? E fumar?

Afinal, conduzir de chinelos dá multa ou não? E fumar?

Tire todas as suas dúvidas, antes de se fazer à estrada estas férias

Ter o cinto de segurança colocado e não falar ao telemóvel a conduzir são algumas das ações que já interiorizamos para termos uma condução segura e sem multas. Mas e conduzir com chinelos ou fumar ao volante é proibido?

LEIA MAIS: Fez 32 quilómetros a pé para ir trabalhar e patrão oferece-lhe um carro [vídeo]

De acordo com o Código da Estrada, não são previstas coimas para condutores segundo a roupa ou o calçado que estejam a usar. Contudo, segundo o Artigo 11, os condutores devem «abster-se da prática de atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança».

Essa prescrição apela ao bom senso. Ou seja, deve evitar situações que coloquem em causa a capacidade de conduzir sem representar perigo para si e para os outros. Se a polícia entender que um comportamento implica riscos durante a condução, pode multar o condutor.

A mesma regra aplica-se a fumar, comer, beber ou a desempenhar outras ações semelhantes, enquanto se conduz

Resumindo, a multa tanto sobre o uso de chinelos como de fumar, vai dos 60 aos 300 euros.

No caso dos fumadores, ainda existe outro factor que é atirar cigarros pela janela do veículo. Esta ação é mais uma multa que vai igualmente dos 60 aos 300 euros, de acordo com o Artigo 79 do Código de Estrada. Para além desta coima, se atirar a beata e esta por sua vez incendiar arrisca-se a apanhar cinco anos de prisão por negligência grosseira, prevista no Artigo 274 do Código Penal.

VEJA AINDA: Saiu para fumar e foi colhido por carro mortalmente [vídeo]


RELACIONADOS