Receitas fáceis e rápidas para um jantar romântico

Eis cinco receitas fáceis e rápidas para um jantar romântico.

Receitas fáceis e rápidas para um jantar romântico

Eis cinco receitas fáceis e rápidas para um jantar romântico.

Quer seja um gourmand ou um zero à esquerda com os tachos, é sempre útil ter à mão duas ou três receitas infalíveis para fazer um brilharete num jantar romântico.

As quantidades indicadas são para duas pessoas, mas pode sempre multiplicar (ou dividir) caso queira surpreender os seus amigos ou oferecer-se um jantar romântico… a solo.

Entrada

1 – Guacamole

Ingredientes:

1 abacate maduro

1/2 cebola roxa

1 lima

6 tomates cherry bem maduros (ou um tomate chucha)

1 molho pequeno de coentros, finamente picados

sal e pimenta preta moída no momento

1 pitada de pimenta de caiena

1 fio de azeiter

Confecção:

Retire a polpa do abacate e esmague-a com um garfo. Misture imediatamente o sumo da lima para evitar a oxidação do abacate. Pique finamente a cebola, corte os tomates em cubinhos e adicione ao abacate. Misture os coentros. Tempere a gosto com sal, pimenta e pimenta de caiena. Decore com um fio de azeite. Sirva acompanhado com tostinhas, pão pita ou tortilhas de milho.

 

Prato Principal

2 – Bife do Acém com batata dourada

Ingredientes:

2 bifes do acém (200g cada)

4 batatas brancas, tamanho médio

1 dente de alho

azeite

1 raminho de alecrim

sal grosso

pimenta preta moída no momento

Confeção:

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte as batatas em gomos, conservando a pele. Coza-as durante 10 minutos, até ficarem ligeiramente moles, mas não totalmente cozidas. Escorra-as, deixe evaporar o excesso de água. Pique finamente o alho, misture com 2 colheres de sopa de azeite, sal e os raminhos do alecrim finamente picados. Adicione este preparado às batatas, misturando bem. Coloque as batatas num tabuleiro e leve ao forno durante, no mínimo, 20 minutos. Mexa de vez em quando para que dourem uniformemente.

Cinco minutos antes do fim do tempo de assadura das batatas, aqueça um grelhador. Atenção: é muito importante que o tacho onde vai cozinhar a carne esteja MUITO QUENTE e que a carne esteja à temperatura ambiente. Tempere os bifes com sal grosso APENAS E SÓ MOMENTOS ANTES DE OS COZINHAR. Esfregue-os ligeiramente com azeite e coloque-os no grelhador. Resista à tentação de os picar, virar, tocar, cortar. Deixe a carne grelhar.

Guia-relâmpago para conseguir o bife perfeito:

mal passado: 2m30s de cada lado

médio: 3m30s de cada lado

bem passado: 4m30s de cada lado

No final, retire a carne para um prato e tape com um recipiente ou com papel de alumínio. Deixe a carne descansar durante, no mínimo, cinco minutos. Retire as batatas do forno. Sirva com salada de rúcula, alface e tomate ou, então, mande a comida saudável às malvas e acompanhe com uma boa maionese (comprada no supermercado. Quem é que hoje em dia tem tempo para fazer maionese em casa?!).

 

3 – Salmão com molho teriyaki e arroz perfumado com especiarias

Ingredientes:

2 lombos de salmão

4 colheres sopa de molho teriyaki

1 colher de sementes de sésamo tostadas

cebolinho finamente picado

1 chávena almoçadeira de arroz agulha

2 chávenas de água a ferver

1 colher sopa azeite

1 pau de canela

2 cravinhos-da-índia

1 cabeça de anis-estrelado

sal grosso

Confeção:

Comece por marinar o salmão com o molho teriyaki. Deixe repousar durante, pelo menos, 30 minutos. Entretanto, prepare o arroz. Aqueça o azeite num tacho e junte as especiarias. Deixe tostar, tendo atenção para que não queimem. Adicione o arroz previamente lavado, salteie até os grãos ficarem opacos. Junte a água a ferver, deixe levantar fervura, diminua a temperatura até ao mínimo. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 a 12 minutos. RESISTA À TENTAÇÃO DE LEVANTAR A TAMPA OU DE MEXER O ARROZ. Depois de desligar a fonte de calor, deixe o arroz repousar durante 10 minutos. Depois desse tempo, retire as especiarias e revolva o arroz com um garfo para que fique bem soltinho.

Aqueça uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Grelhe os lombos de salmão, no máximo, durante cinco minutos de cada lado, sempre em lume médio. Retire, decore com sementes de sésamo, cebolinho e um fio de molho teriyaki. Sirva de imediato com o arroz.

 

4 – Salada de cuscuz

Ingredientes:

1 chávena almoçadeira de cuscuz instantâneo

2 chávenas de água a ferver

1 colher de chá de açafrão

6 colheres de sopa de azeite

tomates cherry

meio pimento vermelho

1 pepino

1 lata pequena de grão de bico

salsa picada

azeitonas pretas a gosto

1/2 cebola roxa

2 colheres de vinagre de sidra

 

Confeção:

Num recipiente resistente ao calor coloque o cuscuz, uma pitada de sal grosso, uma colher de sopa de azeite e o açafrão. Adicione a água a ferver. Tape com um pano ou com um prato e deixe repousar durante 15 minutos, no mínimo. Revolva com um garfo para soltar os grãos.

Corte o pimento aos cubinhos, o pepino às rodelas (retire as sementes para a salada não ficar demasiado ensopada). Escorra o grão de bico. Junte tudo aos cuscuz.

Numa taça, emulsione o azeite com o vinagre e uma pitada de sal. Adicione a salsa e a cebola roxa finamente picada. Retifique os temperos. No momento de servir, junte o molho e decore com azeitonas.

 

Sobremesa

5 – Mousse Demasiado Fácil para Ser Verdade

Ingredientes:

150 gramas de chocolate negro (mínimo 60% de cacau)

4 claras de ovo

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de manteiga sem sal

Confeção:

Em banho-maria* derreta o chocolate com a manteiga. Deixe arrefecer. Bata as claras com o açúcar até ficarem em castelo bem firme. Adicione aos poucos as claras ao chocolate, envolvendo, sem mexer. Idealmente deve fazê-lo ou com uma espátula ou com uma colher de metal, para evitar retirar o ar das claras.

Coloque no frigorífico, onde deve permanecer, no mínimo, duas horas. Se preferir uma mousse mais firme, deixe no congelador durante uma hora.

*Banho-maria: um recipiente à prova de calor colocado em cima de um tacho com água fervente. Atenção que a água não deve tocar no fundo do recipiente.

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS