Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas

No Dia Mundial das Leguminosas, 10 de fevereiro, a portuguesa Snood Foods partilha cinco formas de incluir leguminosas na alimentação diária.

Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas

Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas

No Dia Mundial das Leguminosas, 10 de fevereiro, a portuguesa Snood Foods partilha cinco formas de incluir leguminosas na alimentação diária.

Para assinalar o Dia Mundial das Leguminosas, que se celebra em 10 de fevereiro, a criadora dos primeiros snacks portugueses feitos deste alimento, dá dicas sobre como diversificar a alimentação das famílias portuguesas e aumentar o consumo de ingredientes nutritivos como o feijão, as ervilhas, o grão de bico e as lentilhas.

Em termos nutricionais, as leguminosas são alimentos extremamente completos que apresentam vários benefícios para a saúde. Além de serem uma excelente fonte de proteína e fibra e nos fornecerem diversos minerais e vitaminas, a sua inclusão na dieta está associada à redução do colesterol LDL e à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Dado que, de acordo com os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o consumo estimado de leguminosas dos portugueses está abaixo do recomendado, (o dia alimentar corresponde apenas a 0,6%, quando deveria ser de 4%), a Snood Foods apresenta cinco formas saudáveis de consumir leguminosas.

1. Em sopas

juntar as leguminosas à base de uma sopa confere-lhe uma maior riqueza nutricional, dá textura e é ainda uma forma de as consumir sem dar por isso.

2. Em pastas

pastas como o famoso húmus de grão de bico podem ser facilmente preparadas triturando e envolvendo a leguminosa, alho e azeite, sendo que é uma ótima escolha para uma entrada, bem como para um lanche diferente.

3. Diretamente da lata

leguminosas cozidas, seja feitas em casa ou em lata, abrem um mundo de opções na cozinha, podendo acompanhar pratos tradicionais ou pratos mais exóticos como caril ou guisados: basta abrir o frasco e juntar ao cozinhado.

4. No forno

seja grão de bico, ervilha, ou feijão, é possível tornar as leguminosas crocantes como pipocas, levando-as ao forno. Basta por os alimentos numa travessa, temperar com especiarias a gosto (noz moscada, caril, cominhos, entre outras), e colocar no forno cerca de 15 a 20 minutos.

5. Em snacks

os snacks saudáveis feitos 100% à base de leguminosas surgiram para promover um consumo rápido e conveniente, em qualquer lugar, seja no trabalho, na escola ou em casa. Sabores como grão-de-bico com sal, ervilha com sal, feijão com manga e pimentão e grão-de-bico com tomate e orégãos são opções já oferecidas pela portuguesa Snood Foods.

Pelo seu teor em fibra, as leguminosas aumentam ainda a saciedade, podendo auxiliar a perda de peso e estão, ainda, associadas à diminuição de alguns tipos de cancro, inclusive o cancro colorretal. Neste sentido, as entidades de saúde recomendam que por dia se ingira 25 a 50 gramas de leguminosas.

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