Cinco dicas para estabelecer metas e ficar motivado durante 365 dias

O início de um novo ano é sempre uma altura em que traçamos novos objetivos.

Cinco dicas para estabelecer metas e ficar motivado durante 365 dias

Cinco dicas para estabelecer metas e ficar motivado durante 365 dias

O início de um novo ano é sempre uma altura em que traçamos novos objetivos.

O início de um novo ano é sempre uma altura em que traçamos novos objetivos. Porém, se estabelecer resoluções é fácil, quebrá-las também o é. Quando estabelecemos novas metas, muitas vezes não queremos fazer o esforço de as manter e começamos a repensar e a procurar desculpas. É aqui que surge a sensação de que estamos a falhar, o que afeta negativamente a nossa autoestima e motivação, tornando difícil manter o objetivo. Para formar um novo hábito, demoramos cerca de três meses. Este processo de motivação consiste em quatro fases: iniciação, segmentação, manutenção e conclusão.

Se o objetivo é manter o corpo em forma ou mudar os hábitos alimentares e se está a pensar em como manter as resoluções para atingir os objetivos, partilhamos 5 dicas para os tornar realidade.

1. Definir o objetivo

Em vez de uma afirmação de previsão, como “Vou perder peso”, é melhor estabelecer um objetivo concreto. Por exemplo, em vez de “Vou perder 5 quilos exercitando-me no ginásio 3 vezes por semana” ou “Quero melhorar a atividade física”, podemos definir “Vou dar 10.000 passos todos os dias”. Algumas atividades em conjunto com a tecnologia podem mesmo ajudar-nos a aproximar do objetivo, aumentando as hipóteses de o alcançar.

Por exemplo, os objetivos desportivos podem ser apoiados com relógios inteligentes inovadores que cumpram o papel de assistente profissional. Se o objetivo é o desenvolvimento pessoal, ou aprender línguas, uns auriculares sem fios com cancelamento de ruído são uma solução.

2. Certifique-se de que a resolução está de acordo com os seus valores

Faremos sempre mais para alcançar um objetivo que tem um significado profundamente enraizado do que para alcançar algo que é superficial. Se quiser ir ao ginásio porque isso o fará sentir-se mais forte e mais confiante, será mais provável que o consiga alcançar, do que se o fizer apenas para parecer melhor nas suas redes sociais.

3. Formular corretamente a intenção

Os princípios “x” e “y” podem ser eficazes para pessoas que queiram aprofundar os seus conhecimentos, como ler mais livros, ouvir podcasts, ou participar em webinars. Para atingir o sucesso, tudo o que precisa de fazer é formular corretamente a sua intenção. Se a situação “x” acontecer, farei “y”, tal como “Assim que chegar a casa, começarei a ler um novo livro”. Esta técnica permite programarmo-nos para agir, porque especificamos exatamente o quê, quando e como o iremos realizar. Este é um método proveniente da investigação de Peter Gollwitzer que se revela eficaz e aumenta a possibilidade de realizar uma determinada ação até 200% a 300%.

4. Visualizar o processo

Imagine o caminho da ação, nomeadamente, os passos particulares, que o ajudam a alcançar o seu objetivo. Não se concentre apenas no resultado positivo, visto que na maioria das vezes isto irá distraí-lo da ação. Estabeleça um plano coerente que inclua também cenários de contingência – no caso de algo correr mal. Uma resolução exige sacrifícios. Visualizar o que pode fazer se surgirem fraquezas ajudá-lo-á a lidar com pensamentos negativos, e se os superar, sentirá satisfação.

5. Avalie o seu progresso

O mercado está constantemente a desenvolver novas ferramentas que nos podem ajudar a alcançar os objetivos e paixões. A ajuda das novas tecnologias pode ser muito motivadora, visto que a consciência de pequenas realizações pode proporcionar emoções positivas e estimular-nos a novas ações. Por conseguinte, vale a pena monitorizá-las. Independentemente do objetivo pessoal que estabelecemos, as novas tecnologias apoiar-nos-ão na sua realização.

“Sabemos como é importante o apoio das novas tecnologias para manter o foco e a determinação, por isso, a Huawei desenvolve os produtos tendo em mente as pessoas e as suas necessidades. Graças aos dispositivos Huawei, pode ser mais fácil concretizar as suas resoluções de Ano Novo e até manter os novos hábitos de forma mais agradável”, sublinha Jiandong Xue, Country Manager da Huawei CBG em Portugal.

Para ler depois
Há uma nova terapia que prolonga a vida dos ratos. E dos humanos também
É possível retardar o envelhecimento e prolongar a vida com uma nova terapia genética experimental. Cientistas dos Estados Unidos da América começaram experiências (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS