Chocolate Porque temos prazer quando o comemos

Fica insuportável quando se apercebe que não tem chocolate em casa? Eis os principais mitos sobre o chocolate e deixe de usar a Páscoa como desculpa para se render às delícias do cacau

Chocolate Porque temos prazer quando o comemos

Fica insuportável quando se apercebe que não tem chocolate em casa? Eis os principais mitos sobre o chocolate e deixe de usar a Páscoa como desculpa para se render às delícias do cacau

O chocolate é um prazer essencial na vida de muitas pessoas. Para uns, é um pecado a evitar, para a outros, um capricho irresistível. A verdade é que do bombom ao bolo de chocolate é raro encontrarmos alguém que não gosta de algum tipo de chocolate.

Na Páscoa é usual oferecermos chocolates porque antigamente o cacau era um produto caro, reservado às classes sociais mais altas, e mesmo assim, era apenas consumido durante festividades religiosas ou momentos especiais. Com o avançar dos tempos, para além de se ter tornado um símbolo da Páscoa, o chocolate foi sendo acusado de ter certos efeitos nas pessoas que nem sempre são verdade. Entre o senso comum e os pseudo-estudos científicos, o chocolate é conhecido como um alimento ou ingrediente calórico, afrodisíaco, antidepressivo, entre outros. No final do dia, a verdade é que comer chocolate pode ser um dos momentos mais prazerosos do dia. Mas porquê?

Toda a verdade sobre o chocolate

Para nesta Páscoa não ter problemas de consciência, é hora de esclarecer algumas ideias associadas ao chocolate. Antes de mais, o prazer que sentimentos quando comemos chocolate deve-se a uma mera reacção química no nosso cérebro. O culpado chama-se triptofano, um aminoácido que se encontra no cacau e que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de alegria e bem estar.

Ao nível de saúde, o chocolate é fonte natural de cálcio, especialmente se for chocolate de leite, acabando por fazer bem aos ossos. Por ter também minerais potencialmente protetores do esmalte dentário o mito de que comer chocolates faz cáries é mentira. Outra noção associada ao chocolate é que provoca acne, na realidade o aparecimento ou o agravamento de borbulhas é uma ideia que nunca foi comprovada cientificamente.

Quanto ao que mais nos preocupa, a gordura: estudos científicos já provaram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis de colesterol. Tendo como base o cacau, de origem vegetal, o chocolate é na verdade um alimento muito nutritivo e com inúmeros benefícios para um estilo de vida saudável. Se está a tentar emagrecer, não declare guerra ao chocolate, antes pelo contrário, faça desta iguaria um grande aliado e coma um quadradinho entre os intervalos das refeições principais para quebrar o apetite. O chocolate preto, por ter elevado teor de antioxidante, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Como vê, o chocolate não é esse monstro que nos faz engordar e ter problemas de saúde. A verdade é que o chocolate deve ser um ingrediente diário no nosso dia-a-dia e apenas tem consequências negativas se abusarmos nas quantidades, como tudo na vida. A partir desta Páscoa coma um chocolate todos os dias e sinta-se bem fisica e psicologicamente sem o peso da consciência.

Fotos: DR

Veja mais aqui! www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS