São estes os maiores benefícios da castanha

O outono já chegou e, com ele, as castanhas. E de facto, os benefícios deste pequeno fruto no nosso organismo valem bem a tentação.

São estes os maiores benefícios da castanha

São estes os maiores benefícios da castanha

O outono já chegou e, com ele, as castanhas. E de facto, os benefícios deste pequeno fruto no nosso organismo valem bem a tentação.

Estamos na época das castanhas. “Quem quer castanhas quentes e boas?”, gritam os vendedores, espalhados pela cidade, com os seus assadores a carvão. Empestam as ruas com aquele cheiro bom a outono que nos fazem salivar por uma dentada numa castanha. “Estão caras”, queixamo-nos sempre. Mas ninguém deixa passar o magusto sem provar uma. E de facto, os benefícios deste pequeno fruto no nosso organismo valem bem a tentação.

Diz-nos a história de que o castanheiro é natural da Ásia Menor e que foi trazido para estes lados do globo por gregos e romanos. Teve uma importância fundamental por altura da Idade Média. Isto porque antes da chegada à Europa da batata e do milho, a castanha desempenhava um papel importante na alimentação. Quando escasseavam os cereais este fruto era o alimento base dos mais desfavorecidos. Por isso mesmo, o castanheiro era conhecido como a árvore do pão.

Esta importância é plenamente justificada pelas propriedades nutritivas da castanha. Neste caso em particular, de meio de subsistência, destaca-se por ser muito rica em hidratos de carbono complexos e, por isso, uma excelente fonte de energia. Mas tem muitos mais benefícios.

Lista de nutrientes e vitaminas das castanhas é longa

Perder peso. Além de ser rico em vários nutrientes importantes para o nosso organismo, é também rico em fibras. São elas que nos deixam saciados por um maior período de tempo. Assim, naturalmente, reduzem o nosso apetite

Prevenir AVC. A castanha é rica em ácidos gordos que ajudam a regularizar o colesterol, diminuir a inflamação do corpo e prevenir os coágulos de sangue, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.

Saúde dos ossos. As castanhas são ricas em vários minerais que são importantes para a saúde óssea como o cobre e magnésio. O primeiro ajuda no processo de absorção de ferro e o segundo aumenta a densidade óssea. Por outro lado, a castanha também é uma excelente fonte de cálcio e fósforo, que ajudam no crescimento e desenvolvimento dos ossos.

Rica em antioxidantes. A castanha é rica em antioxidantes que ajudam no combate ao radicais livres e, por consequência, ajudam nas defesas naturais do nosso organismo. Importa também lembrar que muitas das doenças crónicas são desencadeadas através da ação dos radicais livres.

Função cerebral. A lista de nutrientes e vitaminas da castanha não terminam. Por ser rica em vitaminas do complexo B, a castanha melhora o nosso funcionamento cerebral. O potássio, também encontrado na castanha, melhora também o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo melhor saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.

Impala Instagram


RELACIONADOS