Cabelo sem brilho? Pare de cometer estes seis erros

Lavar o cabelo faz parte da rotina, mas já parou para pensar em como o faz? Descubra alguns erros que pode estar a cometer na lavagem e que levam a um cabelo enfraquecido e sem vida.

Cabelo sem brilho? Pare de cometer estes seis erros

Cabelo sem brilho? Pare de cometer estes seis erros

Lavar o cabelo faz parte da rotina, mas já parou para pensar em como o faz? Descubra alguns erros que pode estar a cometer na lavagem e que levam a um cabelo enfraquecido e sem vida.

Lavar o cabelo é uma atividade que como faz parte da rotina, já nem pensamos nos procedimentos. Contudo, há alguns erros que se cometem na lavagem e que podem levar a que este fique enfraquecido e sem vida.

Segundo o El Confidencial, as pessoas que têm o cabelo com tendência oleosa estão habituadas a ouvir que lavá-lo todos os dias faz mal, contudo, apesar de o couro cabeludo sofrer com as lavagens em excesso, todos os cabelos são diferentes e, por isso, têm necessidades também díspares. Além disso, até nas estações do ano, este apresenta comportamentos diferentes e, por isso, os cuidados a ter vão mudando.

Apresentamos agora 6 erros que tem de deixar de cometer!

1. Não escolher o shampoo certo

Ao utilizar o mesmo shampoo durante muitos anos, é normal perceber que ele vai perdendo a sua eficácia. Antes, só existiam shampoos para cabelos oleosos, danificados e para anticaspa. Mas, atualmente, já pode procurar outros shampoos que são feitos, por exemplo, para tratar cabelos com raízes oleosas ou até especializados nas pontas danificadas.

2. Não lavar quantas vezes for necessário

Como foi explícito anteriormente, a decisão de lavar o cabelo diariamente dependerá de cada tipo. A verdade é que cabelos mais oleosos tendem a sujar-se no mesmo dia em que foram lavados, acumulando gordura no couro cabeludo que, se não removida, pode entupir os poros e a raiz, enfraquecendo-o. Não mantenha uma rotina, lave o cabelo quando ele estiver sujo.

3. Lavar uma ou duas vezes?

2 vezes! A primeira vez que o shampoo é posto, remove algumas das impurezas, mas só na segunda limpeza é que são totalmente eliminadas. Contudo, se o lavarmos  diariamente, é agressivo para o cabelo a lavagem dupla.

O truque é colocar o shampoo nas palmas das mãos até formar espuma e só depois é aplicado no couro cabeludo através de movimentos circulares. Assim, a raiz do fica limpa e a espuma, ao descer ao longo do cabelo, lava-o totalmente.

4. Nem sempre a massagem é necessária

Normalmente, é dito que colocar os dedos em forma de garra e esfregar o couro cabeludo é óptimo para a lavagem. Mas a verdade é que se torna muito agressivo. Assim, o melhor é uma massagem suave com movimentos circulares.

Erro 5. Saiba como enxaguar bem o cabelo

É importante enxaguar bem para que o shampoo e o condicionador não fiquem no cabelo. Além de ficar oleoso, cria comichão e danifica o cabelo. Por si só, o condicionador tem componentes gordurosos e, por isso, o período de enxaguamento não deve ser encurtado. Dica: Enxaguar com água fria aumenta o brilho do cabelo.

Erro 6. Uso incorreto da máscara

O condicionador pode ser usado sempre que lavarmos o cabelo até para ajudar a desembaraçá-lo. Contudo, a máscara deve ser usada só uma ou duas vezes por semana.

Esteja atento ao seu cabelo e não volte a cometer estes erros.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS