Este alimento tipicamente português aumenta a longevidade

A dieta mediterrânica, a mais comum em Portugal, é rica em vários alimentos, mas aquele que se calhar melhor a descreve é o azeite.

Este alimento tipicamente português aumenta a longevidade

A dieta mediterrânica, a mais comum em Portugal, é rica em vários alimentos, mas aquele que se calhar melhor a descreve é o azeite. Pois bem, é precisamente esse o alimento que é associado a uma vida mais longa – principalmente quando usado para substituir a manteiga e/ou a margarina –, num estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Os investigadores analisaram os dados sobre a saúde e os hábitos alimentares de mais de 92 mil mulheres e homens durante dois anos e notaram que as pessoas que consumiram azeite, aproximadamente meia colher de sopa por dia, apresentavam um risco 19% menor de morte por qualquer causa. Isto comparando com pessoas que muito raramente, ou nunca, consumiram o alimento.

Presente na mesa de todos os portugueses, este alimento aumenta a longevidade

“O maior consumo de azeite também foi associado a menor risco de morte por doenças cardiovasculares, cancro, doenças neurodegenerativas ou doenças pulmonares”, explicam os investigadores. “Entre as pessoas que substituíram a manteiga, margarina, ou maionese com azeite, a taxa de mortalidade foi até 34% menor do que a de pessoas que não substituíram o azeite por essas gorduras”, dizem ainda. De forma resumida, concluem que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do azeite podem desempenhar um papel fundamental na proteção da saúde”.

Dieta nórdica pode ajudar a reduzir risco de cancro e diabetes
Organização Mundial da Saúde comprovou as evidências de que a dieta nórdica pode ajudar a reduzir o risco de doenças como o cancro, a diabetes e problemas cardiovasculares. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS