As mezinhas das avós para curar constipações, resfriados e nariz tapado

O frio chegou e é inevitável que comecem a surgir os primeiros sintomas de constipações, resfriados e nariz tapado. Mas antes de correr para as urgências, conheça os truques das avós para curar constipações.

As mezinhas das avós para curar constipações, resfriados e nariz tapado

O frio chegou e é inevitável que comecem a surgir os primeiros sintomas de constipações, resfriados e nariz tapado. Mas antes de correr para as urgências, conheça os truques das avós para curar constipações.

Se hoje em dia as urgências estão cheias de pulseiras verdes e tosses que duram há dois dias, no tempo dos nossos avós a maioria destes sintomas menos preocupantes eram resolvidos em casa, com mezinhas e com os saberes das plantas. Com a chegada e acentuação do frio os vírus propagam-se mais facilmente e basta ter as defesas em baixo para que seja apanhada na onda das gripes.

LEIA DEPOIS
Silenciosa, incapacitante e muitas vezes fatal: Osteoporose afeta quase 1 milhão de portugueses

Mezinhas dos nossos avós

Resfriados, sinusites, constipações… A verdade é que maior parte destas situações podem ser resolvidas com remédio caseiros.  Chás, mistelas, cebolas dentro das meias, há de tudo. Mas e ter esta informação toda (e mais alguma) reunida num só livro?

Bíblia dos Segredos das Avós, de Martina Krčmár é uma (bonita) edição de capa dura, que contém gerações de saberes, de experiências e de segredos transmitidos oralmente, resultantes da observação sagaz e paciente da natureza. Tem mais de 2000 receitas e conselhos que ajudam no dia-de-dia. Utilizava-se a urtiga contra os problemas respiratórios, fazia-se uma cura com dente-de-leão para desintoxicar o corpo, recorria-se à arnica para tratar das feridas, às cataplasmas de aloé para aliviar as queimadura. Limpava-se tudo em casa, com a ajuda do bicarbonato, do vinagre, do limão… Na cozinha, sabia-se como aproveitar os produtos da estação e como os conservar da melhor forma.

O capítulo das ‘Constipações, resfriados e nariz entupido’ apresenta-nos várias receitas do tempo das avós para ajudar nestas situações.

Para um resfriado, o livro aconselha um simples sumo de limão com alho e pimenta. Já para a rinite, cloreto de magnésio ou argila verde em cataplasmas são boas soluções. Quando se fala em desentupir o nariz, a cebola o bicabornato e o limão são os ingredientes que precisa ter à mão. E quando o nariz já está magoado de tanto assoar? Uma simples receita com manteiga de Karité e óleo essencial de camomila pode fazer milagres.

Pode consultar as receitas em pormenor na nossa galeria.

Este livro, já disponível nas livrarias portuguesas, oferece-nos um verdadeiro tesouro: receitas e remédios curativos que atravessaram os tempos e que são de uma eficácia repetidamente comprovada. Tudo isto acompanhado de bonitas ilustrações, que remetem para o «tempo das avós» – algumas a cores, outras a preto e branco.

A Bíblia dos Segredos das Avós – 2000 receitas & conselhos, de Martina Krcmár, tradução de Isabel Araújo, Lisboa, Temas e Debates, 2019, 352 páginas a cores, 24,40 euros.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 29 de outubro
Fibromialgia: Aprender a viver com a doença que provoca dor 24 horas por dia

Impala Instagram


RELACIONADOS