Anda mal do estômago? Café pode ser o culpado!

É daquelas pessoas que não vive sem café mas anda sempre com azia e problemas no estômago? Nós explicamos-lhe o que se passa

Anda mal do estômago? Café pode ser o culpado!

É daquelas pessoas que não vive sem café mas anda sempre com azia e problemas no estômago? Nós explicamos-lhe o que se passa

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo e para o português a «bica» é imprescindível seja de manhã, à hora de almoço ou quando nos apetece. Porém, o café tem efeitos positivos e negativos. Um dos efeitos negativos é a estimulação de produção de ácido clorídrico no estômago. Esse aumento de ácido gástrico, irrita o órgão e gerando dor e desconforto. Daí as queixas de azia derivadas do café. Para quem sofre de gastrite, condição caracterizada pela presença de lesões superficiais na mucosa do estômago, esse desconforto é mais notado e por isso, para estas pessoas, o consumo de café é desaconselhado. Esta bebida tão popular pode também causar úlceras uma vez que é muito agressivo para o trato gastrointestinal.

Outros efeitos negativos do café

Idealmente deve-se beber apenas um café por dia mas o que acontece àqueles que bebem dois, três ou mais cafés? Falta de sono, gastrite, arritmia, inquietação, espasmos musculares, transtornos mentais temporários, confusão na fala, ansiedade, nervosismo, são algumas das consequências da cafeína em excesso.

Nem tudo é mau. Conheça os benefícios do café

Para o cérebro: O café tem propriedades antidepressivas e estimulantes para o nosso cérebro. A bebida estimula os receptores de adenosina, ou seja, dá-nos a sensação de bem-estar e euforia e inibe os recetores do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, conhecido como GABA. Ao inibir estes recetores ficamos mais atentos e sem sono. As famosas dores de cabeça quando não se bebe café: Um estudo da Embrapa realizado em conjunto com a Universidade de Brasília descobriu que o café tem ação semelhante ao da morfina. Por isso, quando ingerimos esta bebida temos a sensação de bem-estar e as enxaquecas passam ou melhoram.

Será bom para o coração? Um café por dia protege o coração de doenças cardiovasculares, segundo pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A bebida estimula ainda o aumento da frequência cardíaca ao mesmo tempo em que causa dilatação dos brônquios, facilitando a respiração. Prevenção de doenças: O café previne doenças como depressão, cirrose, Alzheimer, Parkinson, cancro, entre outras. Mas esta teoria não é unânime entre médicos e estudiosos.

LEIA MAIS

Médium entrevista Maddie: «O meu pai disse a um homem para me levar»

7 mitos da cirurgia plástica em que pode parar de acreditar

Jorge Masvidal interrompe entrevista e agride adversário [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS