Sabia que não deve colocar-se tomate no frigorífico?

É melhor deixar de guardar tomate no frigorífico. Cientistas explicam por que deve deixar este fruto à temperatura ambiente.

Sabia que não deve colocar-se tomate no frigorífico?

Não, não guarde tomate no frigorífico. Se tem por hábito refrigerar este fruto, é melhor deixar de fazê-lo. O ideal é deixá-lo à temperatura ambiente por uma razão muito simples: as temperaturas frias alteram-lhe o sabor. Cientistas da Universidade da Florida, num estudo de 2016 publicado na revista Proceedings of National Academy os Sciences, afirmam que o tomate refrigerado sofre mudanças genéticas que alteram o sabor.

LEIA DEPOIS
Tem 15 minutos? Faça este creme de banana

Faça a experiência do tomate

O grupo analisou os genes deste fruto durante três e sete dias a uma temperatura de 5 graus. E nesta análise, feita em três fases – antes, durante e depois da refrigeração –, verificou-se que este alimento é muito sensível às temperaturas baixas, que reduzem a actividade de centenas de genes produtores de enzimas responsáveis pelo sabor e pelo aroma. Experimente guardar um no frigorífico e deixe outro à temperatura ambiente. Depois, comprove por si qual dos dois sabe melhor.

Foto:  Dennis Klein on Unsplash

LEIA AGORA
4 alimentos que não deve ter na mesa ao pequeno-almoço

Impala Instagram


RELACIONADOS