As 3 graves consequências de comer carne vermelha todos os dias

As carnes vermelhas foram já associadas por vários estudos a doenças graves, mas qual é o real efeito do seu consumo diário? É isso que revelamos.

As 3 graves consequências de comer carne vermelha todos os dias

As 3 graves consequências de comer carne vermelha todos os dias

As carnes vermelhas foram já associadas por vários estudos a doenças graves, mas qual é o real efeito do seu consumo diário? É isso que revelamos.

As carnes vermelhas estão presentes na dieta da maioria das pessoas e o facto de serem ricas em proteínas e outros nutrientes justifica isso mesmo. Mas este é um tema polémico, pois já vários estudos fizeram uma associação entre o consumo deste tipo de alimentos com o surgimento de vários tipos de doenças, nomeadamente cardiovasculares.

5 dicas para “desligar” do trabalho durante as férias
Uma das conclusões de um estudo, para saber se os colaboradores se desligam ou não do trabalho durante as férias, mostra que seis dias foi o período apontado pela maioria dos profissionais (… continue a ler aqui)

O certo é que o seu consumo em excesso traz consequências para a saúde. É preciso ter algum cuidado na ingestão deste alimento, como alertou recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS), que associa o consumo de carne vermelha a várias doenças. Entre elas encontram-se o cancro colo-retal. A revista Prevention coloca mesmo a carne vermelha como um dos principais causadores da doença. Esta encontra-se ainda associada a doenças de coração. O AVC (acidente vascular encefálico) é outra das consequências do consumo de carne. E há ainda o risco de Diabetes, o qual sobe bastante com o consumo de carnes processadas.

As consequências do consumo de carnes vermelhas não têm que ser obrigatoriamente negativas. Uma delas, por exemplo, é o aumento de reservas de ferro no organismo. Estas e outras consequências do consumo diário de carnes vermelhas foram tema de um artigo no site Notícias ao Minuto. Antes de as conhecer, saiba que deve evitar comer em excesso qualquer tipo de alimento e, em caso de dúvida, deve sempre consultar o seu médico.

3 consequências do consumo diário de carnes vermelhas

Colesterol a subir. Determinados tipos de cortes de carne vermelha têm um elevado teor de gordura saturada, que por sua vez vão ajudar a aumentar os níves no seu organismo do chamado colesterol mau.

Mais ferro. Além de ser rica em proteínas, a carne vermelha também é uma fonte abundante de ferro. E importa explicar que o ferro é importante para o transporte e armazenamento de oxigénio no corpo, ajudando assim a produzir energia.

Mais inflamações. As carnes vermelhas estão entre os alimentos que ajudam a desencadear inflamações. E a inflamação crónica tem sido associada ao cancro, doenças cardíacas, diabetes, artrite e ainda ao Alzheimer.

Foto: Towfiqu barbhuiya on Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS