A Processar Por Catarina Rito – Moda? Os homens também merecem cuidado e excelência: A marca Zegna
“Falar de moda masculina implica falar de marcas de excelência que apresentam o que de mais belo existe no mundo, como é o caso da marca italiana Ermenegildo Zegna.”












Falar de moda masculina implica falar de marcas de excelência que apresentam o que de mais belo existe no mundo, como é o caso da marca italiana Ermenegildo Zegna. Fundada em 1910, há 115 anos, a Ermenegildo Zegna, commumente referida como Zegna, nasce pela vontade do Senhor Ermenegildo Zegna, um italiano de Trivero (Itália), que gostava de apreciar como os homens se vestiam, principalmente, em dias especiais como a ida à missa aos domingos, casamentos, baptizados, funerais ou outras festas especiais.
Nos finais dos anos 30, do século passado, a empresa tinha cerca de 1000 funcionários e em 1942 alterou o seu nome para Ermenegildo Zegna e Filhos, porque dois dos filhos do fundador – Aldo e Angelo – juntaram-se ao pai. A marca, desde cedo, demarcou-se pela qualidade dos tecidos e da confecção, tendo tido como um dos melhores mercadosos Estados Unidos da América, na compra de smokings.
A empresa sempre foi fornecedora de tecidos para outras importantes marcas de moda, quer italianas, inglesas, francesas, entre outras. O facto de produzirem materiais de grande qualidade acaba por favorecer a própria marca, composta por distintos segmentos, sempre focada nos diferentes estilos e necessidades do seu consumidor, que é o mercado masculino.
O mais recente desfile da Zegna, ocorreu no Dubai Opera (Dubai), no passado dia 11 de Junho, celebrando a beleza do “Made in” Italy fora do seu país Natal, com convidados especiais, como Global Ambassador Mads Mikkelsen, James Blake as Music Advisor, Roman Coppola, Kadim Al Sahir, Dhafer L’Abidine, and Qays Sheikh Najib.
A coleção SS 2026 homenageia o linho, a coleção tem outras matérias primas, um tecido muito apreciado nas estações mais quentes, sabendo que quanto melhor a sua qualidade mais aparenta descuido e desleixo, por se enrugar ou engelhar. As peças que compõem esta coleção demonstram o cuidado que houve por parte de Alessandro Sartori, director artístico da marca, destacando a aprimorada atenção na manufactura de cada peça, na criteriosa escolha dos modelos para o desfile, na excelência da paleta de cores e como esta se relaciona entre si, apresentando um resultado irrepreensível.
A Zegna é uma das marcas masculinas que se inspira nos hábitos e costumes da sociedade contemporânea, no entanto, sem ignorar as tendências, reforça a importância da elegância intemporal do consumidor a que se destina. O estilo italiano está sempre patente, numa inteligente remistura dos gostos de quem procura o que de mais belo há para vestir.
Texto: Catarina Rito; Fotos: Instagram oficial da marca
Siga a Impala no Instagram