5 motivos que vão fazer com que nunca abdique das horas de sono

Se deseja perder peso, nunca deverá abdicar das horas de sono recomendadas. Mas este não é o único benefício de uma boa noite de sono.

5 motivos que vão fazer com que nunca abdique das horas de sono

5 motivos que vão fazer com que nunca abdique das horas de sono

Se deseja perder peso, nunca deverá abdicar das horas de sono recomendadas. Mas este não é o único benefício de uma boa noite de sono.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existe um número de horas de sono das quais não devemos abdicar. Este número oscila entre as sete e nove horas. Que são essenciais para a existência de um bom funcionamento físico e mental do corpo. Fique agora a conhecer cinco motivos pelos quais nunca deverá abdicar das horas que sono. Quem o defende é Verena Senn, neurocientista que é especialista do sono da Emma.

1 – Ajuda a perder peso
Se estiver a tentar perder peso, ter um sono de qualidade é essencial neste processo. Estudos defendem que dormir pouco pode aumentar os níveis de grelina no corpo, a hormona responsável por estimular o apetite, e diminuir os níveis de leptina, responsável por suprimir o apetite. Deste modo, indivíduos têm tendência para ter um maior apetite e ingerir mais calorias. Além disso, a vontade para fazer exercício físico também diminui. Investigadores defendem que um dos maiores riscos para a obesidade é dormir pouco. Estima-se que crianças e adultos que durmam menos horas de sono do que o recomendado são mais prováveis de desenvolver obesidade.

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2 – Menos stress
O número de horas de sono recomendadas para manter o coração mais saudável em adultos são de 7h a 9h de sono. Quando dormimos menos do que o recomendado, o nosso corpo mais facilmente entra em estado de stress. O nosso organismo é colocado em alerta máximo, o que provoca um aumento da tensão arterial e estimula a produção das hormonas do stress. Consequentemente, a tensão arterial elevada aumenta o risco de um ataque cardíaco e AVC.

Deverá dormir entre 7 a 9 horas por noite

3 – Melhora a memória
O sono é essencial para a consolidação de memórias. Durante o sono, o corpo pode estar a descansar, mas o cérebro continua a trabalhar, processando todas as informações do dia e conectando os acontecimentos, sentimentos e memórias que surgiram nesse dia. A fase de sono profundo é o momento mais importante do nosso sono para que o corpo entre em modo de descanso profundo e o cérebro consiga processar todas as nossas memórias e conexões.

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4 – Faz bem ao sistema imunitário
Para além do nosso descanso, o sono também permite ao organismo reparar os danos do corpo causados pelo stress, constipações, exposição solar, cortes, etc,… É enquanto dormimos que o corpo produz as proteínas responsáveis por regenerar as células mais danificadas. Estudos demonstram que que indivíduos que durmam menos de 7 horas têm quase três vezes mais probabilidade de desenvolver uma constipação do que aqueles que dormem 8 horas ou mais.

Dormir as horas recomendadas é ajuda a perder peso

5 – Diminui o risco de desenvolver a doença de Alzheimer
Sabe-se há muito que dormir pouco está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Contudo, foi apenas em 2012 que os investigadores na Dinamarca e nos EUA identificaram uma razão possível: descobriram que durante o sono, as células do cérebro encolhem e criam mais espaço entre si. Isto leva a um aumento do fluxo de líquido que dissipa o lixo celular acumulado durante o dia (sistema glinfático). São nestes depósitos que encontramos também o amiloide, a proteína que forma as famosas placas no cérebro dos doentes com a doença de Alzheimer. Portanto, dormir pouco pode ser uma causa ou contribuir para a progressão da doença (entre outras).

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