Quatro bons motivos para comer amendoim

Muitas vezes apontado como um inimigo a abater na sua dieta, o amendoim pode trazer grandes benefícios para o seu organismo.

Quatro bons motivos para comer amendoim

O amendoim é muitas vezes mal visto por aqueles que querem praticar uma dieta saudável. Principalmente para aqueles que têm como objetivo principal emagrecer. No entanto, comido com moderação (aliás, como devem ser todos os alimentos) o amendoim pode ser um aliado importante na sua dieta. Os benefícios que traz para o organismo são demasiados para serem ignorados.

Rico em gorduras boas, como o ómega-3, esta leguminosa ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração contra doenças cardíacas e auxilia ainda no funcionamento regular do intestino.

É um alimento rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B. E o facto de poder ser consumido de diversas formas é mais um bom motivo para o juntar à sua dieta. Não é à toa que, por exemplo, a manteiga de amendoim é muitas vezes apontada como podendo fazer parte de uma dieta que se quer saudável.

Cyntia Maureen, nutricionista e consultora de uma empresa especializada no fabrico de alimentos saudáveis, enumera, em detalhe, os quatro principais benefícios que o amendoim pode trazer ao nosso organismo.

Conheça os principais benefícios do amendoim no nosso organismo

Perda de peso.
Por conter uma combinação de três macronutrientes – gordura, proteína e carboidrato – o amendoim contribui para uma refeição completa. “Ativa o centro cerebral que controla a nossa saciedade e faz com que a fome demore mais tempo para aparecer”, explica Maureen.

Prevenção dos diabetes.
O amendoim pode reduzir o risco de desenvolver diabetes em quase 30 por cento. Para isso, deve ingerir amendoim por pelo menos 5 vezes por semana. A quantidade deve ser o equivalente a duas colheres de sopa. Isto segundo um artigo publicado no Journal of the American Medical Association.

Proteção contra o cancro do cólon.
A presença de substâncias como fitoesteróides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, faz com que o amendoim ajude na prevenção do cancro do cólon. Aquele que é o terceiro cancro mais comum e um dos mais mortais.

Importante até para o bom funcionamento cerebral.
O amendoim é um bom garante de vitamina B3, conhecida como niacina.”O consumo regular dessa substância pode ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade”, explica a nutricionista.

Impala Instagram


RELACIONADOS