Dez dicas para ter a casa fresca sem recorrer ao ar condicionado

A temperatura não para de aumentar, o que se pode traduzir em incómodos, noites mal dormidas e desidratação. Por isso, espreite estas 10 dicas que podem ser grandes aliadas na hora de refrescar a casa.

Dez dicas para ter a casa fresca sem recorrer ao ar condicionado

O calor chegou mais forte que nunca e os termómetros não param de aumentar. A temperatura dentro de casa também tende a aumentar, o que pode traduzir-se em incómodos, noites mal dormidas e desidratação. Por isso, aqui tem 10 dicas e truques que podem ser grandes aliados na hora de refrescar a casa.

Para ler também
O que a ciência diz sobre as melhores maneiras de se refrescar
O que diz a ciência sobre as melhores formas de se refrescar no combate às ondas de calor que assolam o nosso país por estes dias (… continue a ler aqui)

10 dicas para refrescar a casa

1. De acordo com o site Recicla, 30% do frio e do calor entram pelas janelas e pelas portas. Por isso, verifique se estão bem isoladas.

2. Durante o dia, mantenha persianas, estores e cortinados (quanto mais grossos melhor) fechados, principalmente aqueles em que o sol incide diretamente. À noite, mantenha as janelas abertas para deixar entrar a brisa fresca.

3. Evite os banhos quentes e demorados. Além de fazerem com que a temperatura do seu corpo suba, vão acabar por espalhar vapores pela casa e aquecê-la.

4. Quando recorrer à ajuda da ventoinha, coloque uma taça de metal com gelo à frente do aparelho. Vai ajudar a que o ar saia mais fresco.

5. Se tiver ar condicionado, mas não quiser receber uma conta da luz avultada, poderá intercalar com o uso de ventoinha. Segundo o site Recicla pode reduzir 10% dos seus consumos com esta troca.

6. Desligue o máximo de luzes que conseguir. Vai poupar e arrefecer!

7. As plantas podem ser as suas melhoras amigas! Casa verde é sinónimo de casa fresca, porque as plantas de grandes dimensões ajudam a refrescar o ambiente.

8. Quando chega à hora de cozinhar dê asas à imaginação e evite o uso do fogão e do forno. Estes dois eletrodomésticos vão aquecer, não só a cozinha, mas todas as divisões. Como tal, opte por saladas e refeições mais rápidas.

9. Se está a tentar descansar e o calor não ajuda, existem três soluções que vão dar uma ajuda: beba mais água; borrife água por cima do seu corpo e congele lenços para colocar na testa, nuca e pulsos. Andar descalço também ajuda!

10. Nos dias de maior calor, espalhe baldes ou bacias de água pela casa. O processo de evaporação da água ajuda a tornar o ambiente mais húmido e mais fresco.

Texto: Mariana de Almeida;
Foto: Unsplash

É por este motivo que nunca deverá dormir com a ventoinha ligada
Se nas noites mais quentes opta por refrescar o quarto com uma ventoinha, fique a saber que está a colocar a sua saúde em risco. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS