10 conselhos para manter uma relação estável

10 conselhos para manter uma relação estável

Estas são as 10 coisas que deve fazer se está empenhada em viver uma relação saudável e duradoura

Está sentada no sofá, com o seu namorado ao lado (na outra ponta do sofá), e ao mesmo tempo faz scroll no Instagram daquela amiga que tem a relação perfeita? O que é que está a fazer mal? Ou, o que podia fazer melhor?

Segundo o psiquiatra Mark Goulston,  estas são as 10 coisas que deve fazer se quer que a sua relação perdure

Vão para a cama juntos

E é mesmo ir para a cama ao mesmo tempo. Ninguém falou em sexo. Goulston acredita que os casais que vão para a cama ao mesmo tempo são mais felizes do que aqueles que se deitam a horas diferentes. Ainda que um deles se levante pouco depois, não há nada como adormecer com calor humano.

Uma publicação partilhada por @wildgrounds a

Façam atividades juntos

Não tem mal que um goste de ténis e outro de natação. No final, só têm de encontrar uma coisa que gostem os dois de fazer. Segundo Goulston, a paixão dos primeiros anos não dura para sempre, portanto é necessário que encontrem algo que vos una mesmo nos momentos mais complicados. Da mesma forma, é necessário que, se lhe dá prazer,  continue a nadar mesmo que ele tenha fobia de água.  Mais importante ainda que fazerem coisas juntos é continuar a fazer as coisas que gosta não de tornando dependente do seu companheiro.

Dar as mãos

Por mais piroso que possa parecer uma demonstração pública de amor pode fazer maravilhas pela sua relação.

Confiar e saber perdoar

Esta é relativa porque depende da gravidade da situação, mas para o Dr. Goulston, uma das chaves de qualquer relação é confiar e perdoar em vez de desconfiar e atirar coisas à cara.

Focar as coisas positivas e não as negativas

Fale sobre as coisas positivas sem estar constantemente a falar sobre os erros cometidos. Mesmo quando tem de falar sobre coisas menos positivas, escolha bem as palavras que usa.

 

Abracem-se

Se as circunstâncias o permitirem (sabemos que não estarão sempre juntos), abrace o seu companheiro todos os dias. «A nossa pele funciona como um instrumento de memória afetiva que transmite o sinal de contacto ao cérebro», afirma Goulston.

 

Desejar sempre um bom dia

Sair de casa pela manhã após dizer uma coisa positiva pode mudar o seu dia e até a sua chegada a casa.

Não ir para a cama chateados

Nunca vão para a a cama a meio de uma discussão. Segundo Goulston, o facto de se desejar boas noites independentemente de estarem chateados ou não transmite uma sensação de segurança.

 

Falem ao longo do dia

Ninguém está a dizer que passem o dia a falar. Um simples mensagem a perguntar como corre o dia é o suficiente para mudar o dia de alguém.

Orgulho em que sejam vistos juntos

Também isto é uma mostra de afeto e segurança. Convide o seu parceiro para planos com outros amigos de forma a que ele/a se sinta integrado.

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS