10 alimentos que come e que fazem com que cheire mal

Existem alimentos que (provavelmente) come todos os dias e que nem imagina os efeitos que provocam. Descubra o que o pode fazer com que cheire mal.

10 alimentos que come e que fazem com que cheire mal

10 alimentos que come e que fazem com que cheire mal

Existem alimentos que (provavelmente) come todos os dias e que nem imagina os efeitos que provocam. Descubra o que o pode fazer com que cheire mal.

Ninguém gosta daquela pessoa que pelo hálito percebe-se logo o que comeu. Ou que tem um odor corporal que faz com que os outros se afastem. Ideias que são imediatamente associadas à falta de higiene. Mas a verdade é que a pessoa poderá não ter culpa. Pelo menos de forma direta. Ou seja, podem ser pessoas que estão a comer algo que faz com que o hálito e o odor corporal não seja o ideal. Isto porque existem alimentos que fazem com que as pessoas cheirem mal. “Os nossos corpos tem ‘maquilhagens’ individuais e necessitamos de diferentes enzimas para combater o efeito desses alimentos”, explica a nutricionista Katie Hake.

Descubra o prazo de validade da roupa interior
Surpreenda-se com o prazo de validade da roupa interior e os motivos pelos quais deverá mudar de cuecas, boxers e soutiens com frequência (… continue a ler aqui)

E quais são os alimentos que fazem com que as pessoas cheirem mal? Existem alguns óbvios. Como é o caso do alho e cebola. Que interferem com o hálito. E a culpa está nos compostos que contêm enxofre. Que depois de absorvidos na corrente sanguínea, vão para os pulmões, originando mau hálito. A boa notícia é que quando cozinhados, têm um efeito muito mais suave. As bebidas alcoólicas também alteram o odor corporal. O corpo envia o álcool para a corrente sanguínea, o que faz com que saia pelos poros e glândulas sudoríparas, criando um cheiro típico de ressaca. A solução passa por beber de forma moderada. Quando a noite foi regada com muito álcool, o consumo de muita água é uma solução a ter em conta.

Os espargos também fazem parte do grupo de alimentos que provocam um odor indesejável. Neste caso na urina, alterando o odoro da mesma devido ao enxofre. Se faz parte do grupo de pessoas que não sofre alterações de odor após a ingestão de espargos é porque o corpo não tem a enzima que provoca a alteração no organismo. A solução passa por substituir os espargos por pimentos. As pastilhas elásticas são a solução a que muitas pessoas recorrem para ficar com um melhor hálito. O que é um erro! Mastigar pastilhas faz com que vá mais ar para o estômago, tal como saliva o que aumenta o gás no estômago. Gás que acaba por sair. Exatamente por onde está a pensar. Os mints são uma opção a ter em conta.

As pastilhas elásticas são a solução a que muitas pessoas recorrem para ficar com um melhor hálito

O café uma das bebidas mais famosas do mundo. Principalmente durante a manhã. A cafeína estimula o sistema nervoso central, o que ativa as glândulas responsáveis pela transpiração. O café também é muito ácido, o que faz com que boca seque rapidamente. Quando falta a saliva, crescem as bactérias e alimentam os compostos de enxofre que provocam mau hálito. A sugestão poderá passar por trocar o café matinal por um chá descafeinado. O caril poderá não ser uma boa escolha. Nem comidas muito picantes. Algumas especiarias podem fazer casa dos poros durante vários dias. Optar por cardamomo é uma boa escolha pois deixa um aroma fresco.

O odor que vem das axilas não é o melhor e não percebe o motivo? O peixe pode ser o culpado deste problema. Muitas pessoas desconhecem que têm uma desordem no metabolismo que impossibilita que quebrem diversas proteínas presentes no peixe. O que faz com que os maus odores se notem na transpiração, hálito e urina. Se é fã de sushi, um rolo California é a melhor escolha, que faz com que as axilas cheirem bem e fiquem frescas.

A junk food é uma tentação para quase todas as pessoas. Mesmo sabendo que as comidas com muito açúcar interferem com as hormonas e metabolismo. O que muitas pessoas não sabem é que também pode fazer com que as pessoas cheirem mal. Tudo por causa dos compostos químicos que têm elevados níveis glicémicos. Algo que interfere com o sangue e com as bactérias presentes na pele, provocando mau cheiro. A solução é evitar este tipo de alimentos.

A junk food é uma tentação para quase todas as pessoas

Nesta lista há ainda espaço para a carne vermelha. Em 2006 foi feito um estudo com homens que comem carne e outros, vegetarianos. Foi pedido que as mulheres elegessem aqueles que cheiravam melhor e a escolha recaiu nos vegetarianos, que consideraram mais apelativos. A solução passa por cortar nas refeições de carne vermelha. A lista tem um ponto final no ginásio. Onde cada vez mais as pessoas consomem batidos de proteínas. E quem o faz sabe que o efeito nem sempre é desejável no que a gases intestinais diz respeito. Tudo porque o estômago tem dificuldade em digerir uma grande quantidade de proteína de uma vez só. É melhor escolher batidos com uma menor densidade a nível de proteínas. Até porque muitas pessoas consomem mais proteínas do que necessitam.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS