Ruy de Carvalho abre o coração em grande entrevista e confessa: “Não tenho medo da morte”

Ruy de Carvalho celebrou 95 anos a 1 de março e, numa grande entrevista à TV 7 Dias, garante que pretende continuar a trabalhar. “Não tenho medo da morte”, diz o veterano.

O nome dispensa apresentações. Numa conversa intimista com a TV 7 DiasRuy de Carvalho faz um balanço dos oitenta anos de carreira, recorda como tudo começou e a influência de pertencer a uma família de artistas. “O papel de um ator e do teatro era familiar na minha casa. Sempre amei o teatro, comecei pelo teatro e comecei logo a fazer Gil Vicente com o Ribeirinho”, conta.

Em cena com a peça “Ratoeira”, Ruy de Carvalho não esconde o orgulho de partilhar o palco com o neto Henrique de Carvalho. “Tenho muito orgulho no meu neto e no meu filho [João de Carvalho] também. Já contracenámos os três juntos e foi muito bonito. Tenho muito orgulho por ter sido a primeira pessoa a quem eles disseram que queriam seguir este caminho da representação”, assume.

O ator já ganhou vários prémios e sente que tem o reconhecimento e o carinho do público. “Todos os prémios acrescentam mais responsabilidade. Tenho muitos prémios, tenho condecorações, tenho tudo em vida, nada em pós-morte. A morte não quis nada comigo, se calhar não querem que eu me vá embora ainda. Não tenho medo nenhum da morte, é uma coisa natural, por isso é que eu vivo a vida intensamente. A vida é um bem que nos foi emprestado e a morte é certa. Nós temos de viver e aproveitar cada dia e sem pensar na morte que é um segundo.”

Aos 95 anos, Ruy de Carvalho continua a representar com o mesmo amor e profissionalismo de sempre. Além da peça de teatro, o veterano integra o elenco da novela “Por Ti”, que a SIC vai estrear já na próxima segunda-feira. Com uma vida cheia de memórias, continua a falar com a mulher, Ruth, e acredita que vão reencontrar-se um dia.

Ruy de Carvalho condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa

No dia do seu 95.º aniversário, Ruy de Carvalho subiu a palco para mais uma representação de “Ratoeira”. Naquela noite, a peça de teatro foi vista por figuras conhecidas do grande público e de diferentes setores da sociedade, como foi o caso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

O consagrado artista foi condecorado pelo chefe de Estado com a Grã Cruz da Ordem de Santiago da Espada, num momento emotivo a que a TV 7 Dias assistiu no Teatro Politeama, em Lisboa. Veja agora reportagem feita pela sua/nossa revista!

 

 

Leia a entrevista completa a Ruy de Carvalho na edição desta semana da TV 7 Dias. Já nas bancas!

 

Texto: Neuza Silva; Fotos: Tito Calado; Reportagem: Joana Caçador; Imagem e edição: Fábio Lopes

Impala Instagram


RELACIONADOS