Rei emérito de Espanha vai ser operado ao coração este sábado

Juan Carlos regressa ao bloco operatório um ano e quatro meses após a última cirurgia.

Rei emérito de Espanha vai ser operado ao coração este sábado

Juan Carlos regressa ao bloco operatório um ano e quatro meses após a última cirurgia.

O rei Juan Carlos, de 81 anos, vai ser operado ao coração este sábado, dia 24 de agosto. De acordo com o jornal espanhol El País, a cirurgia do rei emérito foi decidida depois da sua consulta médica anual. Recorde-se que, em abril de 2018, Juan Carlos foi operado ao joelho numa clínica na capital espanhola, Madrid, intervenção na qual será substituída uma prótese artificial colocada em 2011. Na altura, o objetivo da intervenção seria possibilitar que o Rei emérito tivesse «maior mobilidade e estabilidade» através da aplicação de uma «prótese de última geração».

LEIA DEPOIS
Famílias de acolhimento passam a receber, no mínimo, 522 euros por mês

A retirada da vida pública

Em maio deste ano, Juan Carlos decidiu retirar-se da vida pública. De acordo com a imprensa espanhola, o antigo monarca comunicou ao seu filho, o atual Rei de Espanha, Felipe VI, a sua intenção de deixar de participar em qualquer atividade institucional, retirando-se assim, por sua escolha e de forma definitiva, da vida pública. A decisão do rei emérito teeve efeito a partir do dia 2 de junho, altura em que se assinalam 5 anos desde que Juan Carlos anunciou a sua decisão em abdicar da Coroa de Espanha, depois de 40 anos no reinado.

Rei de Espanha: «Chegou o momento de virar uma nova página na minha vida»

De acordo com o El País, o antigo monarca manifestou a sua vontade através de carta enviada a Felipe VI. Na carta, Juan Carlos referiu que acredita que chegou o momento de se retirar da vida pública de forma definitiva, algo que aconteceu de forma muito exporádica desde a altura em que abdicou a favor do filho. «Chegou o momento de virar uma nova página na minha vida (…) e concretizar a minha retirada da vida pública», escreveu, lembrando depois que já tinha esta ideia presente há algum tempo e que a comemoração do 40.º aniversário da Constituição espanhola, em 2018, lhe deu a certeza de que esta seria a decisão certa.

«Foi um ato solene e cheio de emoção para mim, que me fez evocar, com orgulho e admiração, a recordação de tantas pessoas que contribuíram para fazer que torarnara possível a transição polítiva e renovaram o meu sentimento de gratidão permanente com o povo espanhol, o verdadeiro artífico e principal protagonista daquela etapa transcendental da nossa história recente», prossegue. «Tomo esta decisão com grande carinho e orgulho de pai que sinto por ti, com a minha lealdade de sempre. Um grandessíssimo abraço do teu pai», termina a escrever Juan Carlos.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 23 de agosto
Motoristas: Sindicato e patrões reúnem-se na 2.ª feira para definir serviços mínimos

Impala Instagram


RELACIONADOS