Rei emérito de Espanha em risco de julgado por assédio sexual

É mais uma polémica na vida de Juan Carlos. O rei emérito de Espanha está em risco de ser julgado por assédio sexual, depois do tribunal de Londres ter recusado a imunidade

Rei emérito de Espanha em risco de julgado por assédio sexual

É mais uma polémica na vida de Juan Carlos. O rei emérito de Espanha está em risco de ser julgado por assédio sexual, depois do tribunal de Londres ter recusado a imunidade

Juan Carlos pode vier mesmo a ser julgado no Reino Unido. O Tribunal Superior de Londres recusou conceder imunidade ao rei emérito de Espanha no caso em que está a ser julgado de assédio sexual e perseguição pela ex-amante, Corina Larsen.

Ex-ministro britânico come biscoitos do cão da rainha
Alan Johnson foi protagonista de um episódio insólito. O ex-secretário da Saúde do Reino Unido comeu biscoitos dos cães da rainha Isabel II (… continue a ler aqui)

Aos 84 anos, o monarca enfrenta mais um revés, no meio dos inúmeros escândalos que já protagonizou. Devido ao facto de Juan Carlos já não ser soberano efetivo, dado que abdicou a favor do filho, Felipe VI, em 2014, o tribunal  entendeu que Juan Carlos não tem direito a imunidade e que vai mesmo enfrentar o processo judicial. “O arguido não pode esconder-se atrás de qualquer posição, poder ou privilégio para evitar estes procedimentos”, defendeu o advogado de acusação.

O palácio real não comentou esta decisão judicial, nem é expectável que o faça. Anteriormente,  Juan Carlos tinha descrito as alegações de Corina Larsen como “não fundamentadas”. Uma nova audiência está agendada para o dia 29 de março. Juan Carlos e Corinna mantiveram uma relação extraconjugal entre 2004 e 2009. Após a rutura ainda ficaram amigos, até que o pai de Felipe VI terá tentado reativar a relação. Corinna alega ter sido vítima de assédio e perseguição por parte do monarca entre 2012 e 2020, facto que lhe terá causado “angústia e ansiedade”.

Ao longo dos anos, Juan Carlos tem sido associado a vários casos amorosos. A mulher, Sofia de Espanha, sempre fechou os olhos. Contudo, há muito que o casamento real é apenas de fachada.

Recorde-se que Juan Carlos exilou-se em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quando enfrentava acusações de corrupção e desvio de fundos. Mas, recentemente, a justiça espanhola encerrou estas investigações.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters

Impala Instagram


RELACIONADOS